• Carregando...

Foz do Iguaçu - O esquema montado pelas secretarias municipais de saúde das principais cidades do interior do Paraná contará com o auxílio de postos volantes para que se alcancem as metas de imunização estabelecidas e a maior parcela possível da população seja vacinada contra a nova gripe. Em Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu, as vacinas serão levadas às universidades e também às empresas, onde é grande a concentração de adultos entre 20 e 39 anos, quase 70% do público-alvo da campanha.

Na fronteira, ao contrário de outras campanhas, desta vez não devem ser destinadas equipes móveis para o atendimento nas pontes que ligam o Brasil ao Paraguai e à Argentina. Como ex­­plicou a coordenadora do Pro­grama de Imunização, Ângela Gonzalez, devido ao esquema estabelecido, em etapas, e ao número reduzido de doses, não há previsão de remessas para atender a população em trânsito e os brasiguaios que procuram o sistema de saúde de Foz do Iguaçu.

A gerente de Epidemiologia da Vigilância Sanitária de Londrina, Sandra Caldeira, informou que as doses encaminhadas pela 17.ª Regional de Saúde serão fornecidas para os hospitais e unidades básicas de saúde, respeitando cada uma das etapas. "Para aqueles que se encaixam na faixa etária de 20 a 39 anos, por exemplo, vamos distribuir as doses também para as universidades." Este ano, a cidade já confirmou oito casos da doença.

Sandra ressaltou que a medida não está relacionada às suspeitas da doença na Universidade Es­­ta­­dual de Londrina (UEL), que suspendeu as aulas por quase um mês, mas pela concentração de pessoas, o que deve "facilitar a rotina de imunização". A assessoria de imprensa da UEL adiantou que não há previsão de prolongamento das férias, contudo permanecerá em alerta e está orientando os acadêmicos sobre como prevenir a doença.

Em Campo Mourão, no Centro-Oeste do estado, as mais de 38 mil doses ficarão à disposição da po­­pu­­lação nas unidades básicas de saúde, em horário comercial, e tam­­bém em outros pontos estratégicos que ainda serão definidos pe­­lo município. A exemplo de ou­­tras regionais, os esforços estão vol­­tados ao atendimento da população entre 20 e 39 anos. Até 18 de fevereiro, a região já somava 72 confirmações da no­­va gripe contra 224 do ano passado.

Colaboraram: Rodrigo Kwiatkowski da Silva, da sucursal de Ponta Grossa; Carlos Eduardo Kadu, correspondente em Campo Mourão; Daniel Costa, do Jornal de Londrina; Marco Martins, correspondente em Santo Antônio da Platina; e Marcus Ayres, do Jornal de Maringá.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]