• Carregando...

A leucemia linfocítica crônica (LLC) é um tipo de câncer se origina na medula óssea – ao contrário do linfoma, que se desenvolve em linfonodos ou órgãos linfoides – e é a forma mais comum de leucemia em adultos. Cerca de 70% dos casos estão relacionados a pessoas com mais de 55 anos. A incidência da doença aumenta com o avançar da idade. "Os sintomas da doença se manifestam de forma discreta e, por isso, muitas vezes são confundidos com sinais típicos de velhice como cansaço, falta de ar durante as atividades físicas", lembra a hematologista Paola Tôrres Costa.

Diferentemente do linfoma, a LLC não tem cura, mas é possível retardar a sua evolução e aumentar a sobrevida dos pacientes. Embora a quimioterapia seja uma das opções de tratamento, ela não costuma ser realizada de forma agressiva, já que a maioria dos pacientes com LLC tem entre 65 e 70 anos.

Estudos demonstraram que os pacientes que receberam o medicamento rituximabe em combinação com a quimioterapia viveram em média três anos e meio sem que o câncer progredisse, em comparação com uma média de dois anos e oito meses dos pacientes que receberam somente a terapia tradicional. O transplante de medula óssea também pode ser indicado em casos selecionados deste tipo de leucemia. (JK)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]