• Carregando...

No inverno, deixar ambientes climatizados é mais confortável e saudável para o organismo como um todo. O único problema é que aquecedores ou condicionadores de ar podem piorar os sintomas de quem já tem alergia e até mesmo contribuir para a transmissão de doenças. Minimize os efeitos negativos desses equipamentos.

Prefira os elétricos

Os aquecedores a gás são perigosos. Há o risco de incêndio se o equipamento ficar perto de objetos inflamáveis, como cortinas ou estofados. A queima do gás também produz monóxido de carbono, que causa intoxicação. Prefira os modelos elétricos.

Limpeza

Trocar o filtro do ar condicionado é importante para evitar a contaminação do ambiente por fungos que ficam localizados nas pás e nos filtros do ar. Confira no manual o tempo de troca, que varia de acordo com o modelo. Esses fungos pioram os sintomas da asma. Já os aquecedores devem ser limpos conforme as exigências de cada fabricante. Em geral, não há filtros como em condicionadores de ar. A tela externa pode ser lavada e, para limpezas internas, é necessário contratar o serviço de uma assistência técnica.

Mais seco

O sistema de aquecimento diminui a umidade relativa do ar, o que facilita a entrada de bactérias pelo sistema respiratório, além de piorar quadros alérgicos, como rinite, sinusite ou asma. O muco tem uma viscosidade própria, que ajuda a filtrar os micro-organismos e os agentes alergênicos. Quando mais seco, mais essa viscosidade diminui.

Umidificadores

Há várias formas de deixar o ar mais úmido, desde colocar uma bacia com água até pendurar uma toalha molhada ou passar pano úmido no chão. A toalha é a mais eficiente. A superfície de evaporação e o tempo de exposição à umidade é maior. Aparelhos umidificadores de ar também cumprem bem a função de compensar o ressecamento causado pela calefação. Se o ressecamento ainda incomodar, use soro fisiológico para lavar as narinas.

Quente e frio

A mudança brusca de temperatura – de um ambiente quente para um local mais frio – pode levar a infecções se a pessoa já estiver com a imunidade baixa. Aqueles que têm predisposição poderão sofrer crises de espirros. Para evitar, faça com que a passagem para um ambiente mais frio seja lenta. Como? Diminua a temperatura da água do chuveiro antes de sair do banho, deixe o ar condicionado mais frio ou abra um pouco a janela antes de sair do ambiente aquecido.

Ventilação

Frio não deve ser sinônimo de janelas bem fechadas. A ventilação é importante para garantir que o ar do ambiente seja trocado. Em locais com muitas pessoas, as trocas de ar são importantes para evitar a contaminação conjunta por vírus ou bactérias.

Fontes: Mirian Beatriz Konig Grupenmacher, médica otorrinolaringologista do Hospital Santa Cruz; Paulo Roberto Miranda Sandoval, médico pneumologista chefe do serviço de pneumologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]