• Carregando...

Prevenção é simples e eficaz

- Ao tossir ou espirrar, cubra sempre o nariz e a boca com lenço de papel. Em seguida, jogue-o no lixo.

- Não compartilhe pratos, talheres, copos, toalha e objetos de uso pessoal.

- Lave as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar, ao chegar em casa, antes e após as refeições e quando for ao banheiro.

- Prefira ambientes arejados e sem aglomeração de pessoas.

- Em caso de recomendação médica, utilize máscaras cirúrgicas para proteger outras pessoas.

O verão chegou e mesmo com as altas temperaturas, o número de casos de gripe A H1N1 continua aumentando no Paraná. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou, nesta segunda-feira (4), 1,2 mil novos casos da doença no estado e mais uma morte, totalizando 51,6 mil contaminados e 288 vítimas fatais no estado. A secretaria alerta que as aglomerações em casas de veraneio, comuns nessa época, podem favorecer o contágio.

De acordo com o 80.º boletim epidemiológico sobre a nova gripe no Paraná, a última morte pela doença aconteceu no dia 11 de dezembro na regional de saúde de Cianorte, no Noroeste do Paraná. A região de Curitiba, que inclui as cidades metropolitanas, concentra quase 30% das mortes, 85 no total. As mulheres são a maioria entre as pessoas que morreram (55%). Já quanto a idade, a maior parte das vítimas tinha entre 20 e 49 anos (61,5%).

Desde o dia 20 de junho, data em que foram confirmados os primeiros casos, 51.600 casos já foram confirmados. As regiões com maior número de casos confirmados são Curitiba e região (14.222 pacientes), Londrina (7.347), Maringá (4.896), Cascavel (4.525), Cornélio Procópio (3.518), Pato Branco (3.444) e Francisco Beltrão (2.645).

Cuidados

A gripe A é transmitida pelo contato com secreções contaminadas. Por isso, medidas simples de higiene ajudam a conter a transmissão do vírus H1N1. Lavar bem as mãos com água e sabão é suficiente para eliminar vírus e bactérias. Mas quem quiser pode seguir usando o álcool para a desinfecção.

"Se os cuidados tomados no inverno forem mantidos no verão, teremos menos casos da gripe. Além disso, eles previnem outras doenças infectocontagiosas, como conjuntivites, viroses respiratórias, infecções por rotavírus e doenças próprias da infância", disse o secretário de Saúde, Gilberto Martin, por meio da assessoria de imprensa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]