Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Gripe A

MP revoga recomendação para o fim de aglomerações em Cornélio Procópio

Decisão foi tomada em reunião entre o Ministério Público (MP), Prefeitura e a 18ª Regional de Saúde. Segundo o chefe da Regional, situação da doença está sob controle e não havia motivos para o fechamento de estabelecimentos

Uma reunião entre o Ministério Público (MP), Prefeitura e a 18.ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio, Norte do estado, na tarde da segunda-feira (17), revogou a recomendação da Justiça para o fechamento de estabelecimentos comerciais e locais de grande aglomeração em razão da gripe A H1N1. Na Regional de Cornélio já foram confirmados 78 casos, com duas mortes.

Na semana passada, o prefeito Amin Hannouche (PP) acatou a recomendação do promotor de Justiça Ricardo Basso. Pela determinação, os estabelecimentos que descumprissem a ordem poderiam receber multa diária de R$ 1.500 e, ainda, corriam o risco de perderem o alvará.

Segundo o chefe da 18ª Regional de Saúde, Evandro Bazan de Carvalho, durante a reunião, ele conseguiu convencer o MP e a Prefeitura ao defender que a situação da gripe A está sob controle. "Sempre nos posicionamos contrários ao fechamento de estabelecimentos, assim como a Secretaria de Estado da Saúde. Argumentamos que as decisões devem ser tomadas com base em critérios técnicos e que o estado tem que ser o líder na condução das políticas públicas", comentou.

Carvalho afirmou que para a reabertura os estabelecimentos deverão cumprir algumas medidas de segurança para evitar a proliferação do vírus da gripe A, como a disponibilização de álcool gel, papel toalha, sabonete líquido e copos descartáveis. "Nos templos e igrejas vão ter pessoas orientando os fiéis que apresentam sintomas de gripe a retornarem para casa", explicou.

A Vigilância Sanitária, com auxílio da Regional de Saúde, vai fiscalizar se os estabelecimentos que reabrirem vão cumprir as exigências. O promotor Ricardo Basso informou que se forem constatadas irregularidades poderá recomendar novamente o fim das aglomerações.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.