• Carregando...

O narguilé, cachimbo de origem oriental, pode parecer inofensivo à saúde com seus variados sabores, mas na verdade é mais prejudicial do que o cigarro. O alerta é feito pelo pneumologista da Divisão de Controle do Tabagismo do Inca, Ricardo Henrique Meirelles. Segundo ele, uma sessão de narguilé expõe o fumante à inalação de fumaça por um período muito maior do que quando fuma um cigarro.

O médico explica que o volume de tragadas do narguilé pode chegar a 1 mil ml em uma sessão de uma hora. Já o volume de tragadas do cigarro alcança 30 a 50 ml entre cinco a sete minutos. "Uma simples sessão de narguilé consiste em uma centena de ciclos de tragada. Podemos afirmar que, em uma sessão, o fumante inala uma quantidade de fumaça equivalente ao consumo de 100 cigarros ou mais", alerta.

Como qualquer outro produto derivado do tabaco, o narguilé contém nicotina e as mesmas 4.700 substâncias tóxicas do cigarro convencional. Porém, de acordo com o Inca, análises comprovam que sua fumaça contém quantidades superiores de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas do que a fumaça do cigarro. Além do tabaco é colocado carvão em brasa. A queima do carvão produz substâncias cancerígenas, entre elas, o monóxido de carbono, potencializando os riscos para seus consumidores.

O que é

O narguilé é um grande cachimbo composto de um fornilho (onde o fumo é queimado), um recipiente com água perfumada (que o fumo atravessa antes de chegar à boca) e um tubo, por onde a fumaça é aspirada pelas várias pessoas que compartilham uma sessão. Pelo fato de conter aditivos aromáticos, em geral, muito agradáveis, jovens são levados a participar de sessões de fumo desse produto. Isso pode torná-los dependentes de nicotina e futuros consumidores de cigarros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]