• Carregando...

A produção mensal de próteses dentárias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná deve crescer 95%. Ontem, durante a Escola de Governo, foi anunciado o credenciamento de 22 novos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD), passando a ser 57 laboratórios em 46 cidades.

Eles foram construídos em parceria entre o governo do estado e as prefeituras onde eles estão sediados. A produção mensal de próteses no estado é de 2,6 mil e vai passar a ser de 5,1 mil próteses Como dado comparativo, o Rio Grande do Sul produz em seus laboratórios credenciados ao SUS, mensalmente, 495 próteses dentárias. "A ideia é que eles atendam também o entorno das cidades em que foram montados. Com o credenciamento, o governo federal passa a mandar dinheiro. Só em materiais, pois é algo caro, o governo repassa R$ 3,6 milhões em um ano", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Moreira Junior.

Para o coordenador nacional de saúde bucal, Gilberto Pucca, a meta é ter a demanda por próteses suprida completamente em 10 anos.

O Ministério da Saúde informou em nota que mais laboratórios devem ser credenciados ainda neste semestre, apontando uma expansão da cobertura.

"O indivíduo sem dentes tem problemas de autoestima e mastigação. No momento em que volta a ter isso, passa a se sen­­tir melhor e a ter melhor di­­gestão, pois ela começa na bo­­ca" disse o secretário do Con­­selho Regional de Odontologia do Paraná, Roberto Cavalli.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]