Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Influenza A (H1N1)

Número de mortos por causa da nova gripe sobe para 59 no Paraná

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta quarta-feira (12), o total de casos confirmados da doença é de 1.148

Subiu para 59 o total de mortos em decorrência de complicações provocadas pela nova gripe no Paraná. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta quarta-feira (12), o total de casos confirmados da doença é de 1.148. Há ainda 2.315 casos suspeitos que aguardam análise laboratorial, enquanto 1.537 amostras tiveram resultado negativo para a presença do vírus Influenza A (H1N1). No boletim da Sesa constavam 58 óbitos e a 59ª morte foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu na tarde desta quarta-feira (12)

Do total de mortes, 21 foram registradas apenas na última semana, entre os dias 3 e 10 de agosto. Isso equivale a uma média de 2,62 óbitos por dia. Até o dia 7, o índice calculado em todo o período desde o dia 14 de julho (data do primeiro óbito confirmado no estado) era de 1,24 mortes/dia.

Assim, a média sobe para 2,18 vítimas por dia. A regional de saúde de Curitiba segue com o maior número de óbitos pela gripe A(H1N1): ao todo, foram 32 casos. Nos municípios do entorno de Maringá (Noroeste), foram contabilizadas cinco mortes, enquanto as regionais de Foz do Iguaçu (Oeste) e Jacarezinho (Norte Pioneiro) registraram três cada. Outras regionais da Sesa que confirmaram óbitos foram Campo Mourão (2), Cascavel (2), Cianorte (2), Pato Branco (2), Toledo (2), Apucarana (1), Londrina (1), Ponta Grossa (1), Telêmaco Borba (1) e União da Vitória (1).

A maior parte das mortes foi de pacientes do sexo masculino (30). Na classificação por faixa etária, o boletim informa que 21 vítimas tinham entre 20 e 40 anos; 19 entre 41 e 65 anos; seis entre 0 e 19 anos; e uma única paciente que faleceu tinha mais de 66 anos.

Casos confirmados

Do total de casos confirmados, 706 (61,5%) foram notificados na regional de saúde de Curitiba. Depois da capital, o maior número de pacientes confirmados com o vírus da nova gripe está na região de Londrina (Norte), que tem 87 casos (veja quadro ao lado).

A Sesa esclarece que eventuais divergências em relação aos dados do Ministério da Saúde poderão ocorrer devido a maior velocidade de obtenção de informações pela secretaria estadual. Na última atualização do ministério, haviam sido confirmadas 42 mortes no Paraná.

A secretaria informou que não adotará novas medidas de prevenção após a divulgação desses novos números.

Gripe suína matou menos do que outros tipos de Influenza

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), os vírus Influenza (gripes) e suas complicações (pneumonia viral e bacteriana) causaram 263 mortes em julho de 2008, quando ainda não havia sido detectada a gripe A (H1N1).

Neste ano, foram 133 mortes (somando a gripe suína), o que equivale a uma redução de 49,4% no número de óbitos no mês de julho. Essa estatística levou em conta a atualização do número de mortes feita pelo Sesa nessa quarta-feira (13).

Nova gripe causou 59 mortes no Paraná

A Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, confirmou a 4ª morte na cidade por causa da gripe A H1N1. A nova morte ocorreu na terça-feira (11) e se tratava de uma adulta jovem. Foz do Iguaçu tem 31 casos confirmados da nova gripe. Com o novo óbito de Foz, já são 59 mortes no Paraná por causa da gripe suína.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.