Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Dieta

O miojo que promete milagre

Com pouquíssimas calorias, algumas fibras e muita água, o macarrão konjac, típico da culinária japonesa, ganhou fãs depois que a apresentadora britânica Nigella Lawson disse ter emagrecido graças a ele

Macarrão japonês Konjac: 5 a 10 kcal a cada porção de 100 gramas | Albari Rosa / Gazeta do Povo
Macarrão japonês Konjac: 5 a 10 kcal a cada porção de 100 gramas (Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo)

Quem vê uma porção de macarrão konjac pode até não acreditar, mas está diante da nova sensação das dietas de emagrecimento no mundo todo. Motivo é o que não falta. Há algumas semanas, a apresentadora britânica Nigella Lawson causou surpresa por aparecer visivelmente mais magra. Em entrevistas, ela não revelou quantos quilos perdeu – comenta-se que seja algo entre 20kg e 30kg –, mas fez questão de anunciar que as medidas diminuíram depois que começou a ingerir porções de macarrão konjac (também conhecido como itokonnyaku).

A fórmula do "sucesso" é simples. Formado basicamente por água, o konjac, feito a partir de um tubérculo, tem pouquíssimas calorias – entre 5 e 10 kcal em cada porção – , poucos carboidratos e é rico em glucomanan, uma fibra que não é digerida e aumenta a sensação de saciedade.

"Em contato com a água, a fibra é hidratada e ganha mais volume. No estômago, ela ocupa mais espaço com porções menores, o que faz com que a pessoa se sinta saciada e demore mais para sentir fome novamente", diz a professora do curso de Nutrição da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) Andréa Tarzia.

Porém, engana-se quem pensa que esse "milagre" é exclusivo do konjac. "Esse efeito é obtido a partir da ingestão de qualquer alimento com fibras, como frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais", esclarece a nutricionista e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Louise Saliba.

E Andréa alerta: não há qualquer comprovação de que o produto japonês realmente reduza tanto peso quanto no caso de Nigella. "O konjac ajuda, mas nem todo mundo vai perder 20kg com ele. Não existe milagre. Emagrecer exige uma alimentação saudável e prática regular de exercícios."

Sabor

Um dos problemas do konjac é a falta de sabor do produto. Por isso, é quase impossível prová-lo sem adicionar um molho ou acompanhamento. Quem preferir alternativas leves, pode optar por vegetais no vapor, cogumelos ou molho de tomate.

E é bom ficar de olho para não exagerar. "Mesmo o macarrão sendo pouco calórico, se você mistura com algo muito calórico e gorduroso, o esforço da dieta vai todo pelo ralo. Por isso, molhos tipo quatro queijos, pesto, com creme de leite ou à base de óleos são vetados", diz Andréa.

Óleo de gergelim e azeite de oliva também inspiram cuidados, já que são saudáveis, mas altamente calóricos. Quanto ao shoyu, o problema é a quantidade excessiva de sódio – mesmo a versão light não deve ser usada com frequência.

Cuidados

Apesar de ajudar no emagrecimento, o konjac não deve ser a base das refeições ou alimento exclusivo ao longo do dia. "Para funcionar, o corpo precisa de uma série de nutrientes, como proteínas, vitaminas e sais minerais, que esse macarrão não fornece", explica Louise.

O melhor é ingeri-lo somente uma vez por dia, somá-lo com outros alimentos, como porções de saladas e legumes e um corte de uma carne magra (frango ou bife grelhado), e evitar a combinação com frituras e produtos industrializados. Na dúvida, vale recorrer a um nutricionista. "Mesmo nos casos em que a pessoa quer somente perder uns ‘quilinhos’, a orientação é importante para não prejudicar a saúde", afirma Andréa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.