• Carregando...

Tira-dúvidas

Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :

- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A

Festas, missas e demais eventos que reúnam grande quantidade de pessoas estão suspensos, a partir das 22h desta sexta-feira (14), em Paranavaí, no Noroeste do estado. A medida foi tomada pela Prefeitura local, por meio de decreto, a partir de recomendação do Ministério Público e de autoridades municipais de Saúde, que pretendem evitar o crescimento da gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína. A suspensão vigora até o próximo dia 24.

O decreto foi assinado pelo prefeito Rogério Lorenzetti (PMDB) nesta quinta (13), depois de uma reunião da qual participaram associações comerciais e técnicos de saúde. A medida não inclui comércio, bares nem restaurantes, mas atinge boates, que deverão suspender as festas programadas.

Ações religiosas, incluindo missas, também foram interrompidas. A suspensão foi aprovada por unanimidade pelos presentes na reunião. Participaram do encontro os seguintes órgãos: Secretaria de Saúde, Santa Casa, Casa da Gripe, Pronto Atendimento Municipal, 14ª Regional de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Defesa Civil, Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Desenvolvimento de Paranavaí (Codep), Unimed e Sesc.

Medidas semelhantes foram tomadas em Santa Tereza do Oeste e Cascavel - esta cidade, contudo, já retomou as parte das atividades.

O último boletim epidemiológico da doença, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) na quarta (12), mostra que a 14ª Regional de Saúde, de Paranavaí, tem 12 casos da nova gripe. Não houve nenhuma morte confirmada na região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]