• Carregando...
 |
| Foto:

A má higiene bucal, problemas na gengiva e situações inesperadas, como acidentes, podem acarretar a perda de um dente, que afeta não só a estética, mas também a mastigação. Nessas horas, a dúvida recai sobre a prótese que oferece mais conforto e melhor custo-benefício.

"Existem dois tipos de pacientes, aqueles que buscam uma harmonia na questão estética e outros que procuram melhorar a função dos dentes, que não se adaptam a certos materiais e que querem conforto acima de tudo", cita o especialista em prótese dentária pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Ederson Betiol.

Disponíveis nos consultórios odontológicos, as quedas ou retiradas de dentes podem ser sanadas com próteses fixas (implantes) ou removíveis, como as dentaduras, e os preços variam de profissional para profissional. A escolha do tipo de prótese influencia não só o ato de mastigar, mas também a percepção de textura dos alimentos. "O sucesso da escolha depende do uso feito pelo paciente. Um período de adaptação razoável dura cerca de 30 dias, depois disso, em caso de desconforto, ele tem que informar o dentista", diz a dentista Vanessa Malucelli.

Caprichar na higiene bucal em todas as fases da vida é a melhor forma de evitar o uso de próteses. "Tenho um paciente de 90 anos que têm todos os dentes, enquanto vários pacientes jovens chegam ao consultório com várias perdas", conta Ederson.

Confira as maneiras mais populares de resolver a perda de dentes, converse com seu dentista e escolha a melhor para o seu caso

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]