• Carregando...

Tira-dúvidas

Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :

- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A

Os alunos que estudam em Bandeirantes, município de 33 mil habitantes do Norte Pioneiro, voltaram a ficar sem aulas nesta quarta-feira (2) e devem permanecer ausentes das escolas até o próximo dia 13. Um decreto assinado na tarde de terça-feira (1º) pelo prefeito da cidade, Celso Silva, suspendeu novamente as atividades nas escolas públicas e privadas do município com o objetivo de evitar a contaminação dos estudantes pelo vírus da gripe A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína. A medida foi tomada com base em uma determinação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a suspensão das atividades vale para escolas municipais, estaduais e particulares do município.

As aulas em Bandeirantes, que deveriam ser retomadas inicialmente no dia 3 de agosto ficaram suspensas até o dia 17, seguindo o calendário dos colégios estaduais. Após duas semanas de aulas, 62 crianças apresentaram sintomas da nova gripe, o que levou ao recesso escolar para cinco das 23 escolas públicas da cidade. Em reunião com diretores das instituições estaduais, municipais, particulares e centros municipais de educação infantil, o prefeito considerou que a suspensão das aulas poderia conter o avanço da doença no município.

Além de determinar o recesso, o decreto assinado na terça-feira recomenda a igrejas, clubes, associações, academias e entidades civis e militares que "evitem a aglomeração de crianças e adolescentes no mesmo ambiente, a fim de evitar a propagação do vírus influenza A (H1N1)."

Na 18º Regional de Saúde do Paraná, que compreende a região de Bandeirantes, até a última atualização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 291 casos da nova gripe haviam sido confirmados, 30 deles em gestantes. Além disso, duas pessoas morreram na regional, de acordo com o último boletim da Sesa.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que não tinha conhecimento de outros municípios do Paraná que tenham adotado novamente a suspensão de aulas como medida de prevenção à nova gripe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]