Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pandemia

Presos da delegacia de Goioerê são diagnosticados com gripe A

Ao todo, cinco detentos estão internados e outros 10 vão ser isolados dos outros presos para evitar mais contaminações

Trinta presos da Delegacia de Goioerê, Centro Oeste do estado, passaram por uma avaliação médica no início desta semana e exames laboratoriais confirmaram que três deles estão contaminados pela gripe A. Eles foram hospitalizados nesta terça-feira (29) e estão internados na Santa Casa da cidade. Mais 10 presos que passaram pela avaliação apresentaram suspeita da nova gripe e vão ficar em celas separadas. Outros dois detentos permanecem internados desde a semana passada, mas ainda não tiveram o diagnóstico apurado.

De acordo com a secretária de saúde, Melisa Dias Detófol, os presos internados estão recebendo o medicamento Tamiflu e os quadros de saúde são considerados estáveis. "Eles estão evoluindo ao tratamento e não há necessidade de removê-los para UTI, em Campo Mourão. A Santa Casa de Goioerê isolou duas salas onde os presos estão sendo observados", disse.

A Secretaria de Saúde recomendou que os outros 10 presos com suspeita da doença sejam isolados o mais rápido possível. Segundo o delegado, Edson da Rosa, o isolamento vai ser feito na quarta-feira (30), depois da emissão de uma "licença judicial". "A justiça vai conceder uma licença de 20 dias aos presos do regime semi-aberto. Assim, os 10 que estão com suspeita da gripe A vão assumir as celas do regime semi-aberto que são mais arejadas e ficam afastadas dos outros presos", explicou o delegado.

Ainda de acordo com o delegado, os presos internados na Santa Casa estão escoltados pela Polícia Civil e Militar. "Como nosso efetivo de policiais é pequeno vamos ter de revezar", lembrou. Ao todo, a delegacia conta com quatro investigadores. "É necessário a escolta porque apesar de os detentos não serem de alta periculosidade, eles oferecem risco de fuga", finalizou.

A Delegacia de Goioerê tem capacidade para 32 pessoas, mas está superlotada com 86 detentos.

Há uma semana, a Secretaria de Saúde já tinha feito uma avaliação médica e constatou que 22 presos tinham suspeita de contaminação pela nova gripe, mas nenhum caso foi confirmado.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.