• Carregando...
Flávia Souza Morini toma suplementação de ferro, mas garante que as mudanças mais significativas vieram na adequação da dieta | Marcelo Elias / Gazeta do Povo
Flávia Souza Morini toma suplementação de ferro, mas garante que as mudanças mais significativas vieram na adequação da dieta| Foto: Marcelo Elias / Gazeta do Povo

Cuidados

Chá e café impedem absorção

É preciso ficar atento ao consumo de chás de qualquer tipo (principalmente mate), refrigerantes a base de cola e café. É que essas bebidas impedem o organismo de absorver o ferro, dizem os especialistas. "Essas bebidas estão proibidas na hora do almoço e do jantar. A pessoa come um prato de arroz e feijão e absorve quase nada de ferro por causa do cafezinho logo depois do almoço ou do hábito de jantar ingerindo refrigerante", afirma a coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Tuiuti do Paraná, Priscila Dabaghi. Outro vilão da absorção de ferro é o leite de vaca e seus derivados, ingeridos junto às refeições, em sucos ou sobremesas. Os pais também devem ficar de olho na alimentação das crianças desde os primeiros meses. "Uma mãe que oferece uma sopa de carne e complementa a refeição com uma mamadeira ou iogurte, anula grande parte do ferro ingerido", diz o responsável pelo ambulatório de hemoglobinopatias do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, Giorgio Baldanzi.

Quanto comer

Veja os valores de ferro que devem ser ingeridos conforme a sua idade:

- Crianças, adolescentes e homens adultos - 10 mg,

- Mulheres adultas - 15 mg

- Mulheres grávidas - 45 mg

Meta:Duas porções de carne e duas a três porções de vegetais, acompanhadas por um copo de suco de limão, laranja, acerola ou abacaxi, já são suficientes para se chegar à cota.

Mitos e verdades

Veja o que corresponde à realidade quando o assunto é anemia:

- Anemia é doença.Mito. A anemia não é considerada uma doença, mas um sinal de algum problema de saúde.

- Doar sangue gera anemia. Mito. Doadores de repetição podem até ter uma quantidade menor de ferro, mas é raro. Se a pessoa tem o hábito de doar a cada três meses, para os homens, e a cada quatro meses, para as mulheres, não há problema.

- Preparar alimentos em panela de ferro ajuda a evitar o problema.Verdade. Este, porém, não deve ser o único recurso da dieta. Essa panela, quando aquecida, solta uma pequena quantidade de ferro, que enriquece os alimentos preparados. É pouco, mas ajuda.

- Anemia é coisa de criança.Mito. O grupo de risco é formado por bebês prematuros, crianças entre seis meses e dois anos e mulheres grávidas, mas ninguém está livre de ter o problema.

- Tomate, beterraba e outros vegetais vermelhos são ótimas fontes de ferro.Mito. Não é porque eles são vermelhos que têm ferro. Esses alimentos possuem uma série de benefícios, mas passam longe da prevenção à anemia.

Um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) chama a atenção para um problema grave: cerca 25% da população mundial é anêmica. E entre as crianças menores de 2 anos os números são ainda piores: a incidência é de quase 50%. Os dados (mais recentes) são de 2005, mas, segundo especialistas, de lá para cá, pouco mudou. A história, entretanto, poderia ser bem diferente, já que a prevenção do problema é simples e, na maioria dos casos, começa por pequenas adequações no cardápio. Segundo a diretora-geral do Hemorio e integrante do comitê de anemia da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH), Clarisse Lobo, a melhor forma de prevenir é investir em uma alimentação saudável, cheia de alimentos ricos em ferro. Engana-se, porém, quem pensa que isso quer dizer somente comer muito feijão.

"As maiores taxas [de ferro] estão nas carnes vermelhas e vísceras, principalmente o fígado. Para se ter uma ideia, nossa capacidade de absorver ferro é 10 vezes maior nas carnes que nos vegetais. Um bife de apenas 100 gramas, por exemplo, nos fornece a mesma quantidade deste nutriente que um quilo de feijão", diz.

É ilusão também achar que a carne precisa estar crua ou mal passada para que o ferro seja melhor absorvido, afirmam os especialistas. "Independen­temente do ponto, o índice do nutriente é o mesmo, porque não é o sangue que contém o ferro, mas a fibra da carne. Peixes têm altas taxas de ferro e mesmo o bucho, uma parte que é vendida branca, tem uma quantidade ótima deste nutriente", comenta a coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Priscila Dabaghi.

No caso do ferro encontrado em vegetais, é necessário combinar a ingestão de feijão, lentilha, espinafre e couve com o consumo de uma fonte de vitamina C, essencial para que o organismo absorva o ferro da alimentação. "Não é necessário muito. Se a pessoa come um bom prato de arroz, feijão, salada e carne e o acompanha com um copo de suco de laranja, abacaxi, limão ou acerola, já está com as cotas garantidas."

E vale um alerta: é preciso comer o alimento propriamente dito para conseguir os benefícios do ferro. "O caldo de feijão, por exemplo, tem nada de ferro. Todo o nutriente está no grão, então é preciso comê-lo para obter os benefícios."

Enriquecidos

Optar por alimentos enriquecidos com ferro na hora das compras também ajuda a fugir da anemia. "O leite enriquecido com ferro, por exemplo, é uma ótima opção.", diz Clarisse. Este tipo de leite, ao contrário do normal, passa por uma manipulação química que faz com que o ferro não interaja com o cálcio, mantendo o nível de absorção dos dois nutrientes no organismo.

70% dos casos são decorrentes de falta de ferro no sangue

A anemia tem causas variadas, mas, em 70% dos casos, está associada à falta de ferro no sangue. Esta falta pode acontecer por sangramentos (em razão de disfunções na menstruação, por exemplo), úlceras, pedras nos rins, gastrite, hemorragias, pólipos intestinais, hemorroidas não tratadas, mas principalmente por má alimentação ou problemas no organismo que impedem a absorção do mineral.

O problema também pode estar ligado a doenças genéticas que fazem com que a criança nasça com alterações nas paredes das hemácias ou no funcionamento da hemoglobina (chamadas de anemias hereditárias), como a anemia falciforme. Neste caso, modificações na dieta alimentar ou uso de suplementação não são capazes de curar o problema.

Nos últimos anos, vem chamando a atenção também o aumento no número de anêmicos entre os que se submeteram à cirurgia bariátrica. "Esses pacientes passam a ter dificuldade de absorção de vários nutrientes, entre eles o ferro e a vitamina B12, o que gera o problema", explica a diretora-geral do Hemorio, Clarisse Lobo. "Em muitos casos, é necessário apelar para suplementação de ferro, injeções de vitamina B12 intramusculares e até transfusões de sangue."

Suplementos e mudanças na dieta

Bastaram alguns dias de queda acentuada dos cabelos para a bióloga Flávia Souza Morini consultar uma médica dermatologista e descobrir que tinha uma falha na absorção de ferro, causada por uma baixa nos níveis de ferritina, proteína de reserva do nutriente no organismo. Para resolver o problema, desde o começo do ano, ela toma suplementação de ferro, mas garante que as mudanças mais significativas vieram na adequação da dieta. "Em poucos meses, meus níveis de ferritina dobraram, meu cabelo parou de cair e até minhas unhas estão mais fortes."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]