• Carregando...
Saiba como fazer a Manobra de Heimlich |
Saiba como fazer a Manobra de Heimlich| Foto:

Um pequeno osso de ave, uma carne mal mastigada, a semente de uma fruta, um amendoim ou até mesmo um grão de arroz podem desencadear um engasgo. A situação bastante desconfortável ocorre quando o alimento, em vez de passar pela faringe e esôfago até o estômago, segue pelo "caminho errado"."A obstrução pode ser total e a pessoa não fala, nem tosse: só consegue colocar as mãos no pescoço. Nesses casos, é preciso agir rápido e fazer uma manobra clássica chamada Manobra de Heimlich para expulsar o conteúdo", alerta o professor de cardiologia e urgências da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e coordenador do Centro de Treinamento em Suporte Básico e Avançado de Vida, José Knopfholz.

"Na maioria das vezes, o engasgo acontece com objetos e alimentos pequenos. Por alguma falha, a epiglote não sela as vias respiratórias no momento da deglutição e o conteúdo atinge a laringe e a traqueia", explica o otorrinolaringologista coordenador do serviço de emergência do Instituto Parana­ense de Otorrinolaringologia (IPO), Luciano Campelo Prestes.

De acordo com os médicos, o engasgo pode ocorrer mesmo com líquidos ou com a própria saliva, mas, nestes casos, não causa tantas complicações, já que a pessoa elimina o conteúdo tossindo. Já com materiais mais sólidos, que bloqueiam a passagem de ar, a angústia é certa. Nessas horas, é preciso agir rápido para que a situação não seja agravada por um quadro de asfixia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]