• Carregando...

São Paulo - Cinco das dez principais marcas de protetor solar em loção vendidas no país não são resistentes à radiação, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste). Os produtos, entre eles Nivea e Sundown, perdem até 50% do FPS (fator de proteção aos raios UVB, responsáveis pelo câncer de pele) quando expostos a uma hora de sol e calor. No geral, 8 das 10 marcas analisadas foram reprovadas por também não resistir à água ou não bloquear raios UVA, ligados ao envelhecimento da pele. Apenas os protetores L’Oréal Solar Ex­­pertise e o Cenoura & Bronze fo­­ram aprovados. O FPS é responsável por bloquear os raios UVB, que são mais fortes entre 10 horas e 16 horas. São os principais responsáveis por câncer de pele, queimaduras e vermelhidão.

No teste de fotoinstabilidade, no qual o FPS dos produtos foi me­­dido antes e depois da exposição a uma temperatura de 40ºC, as marcas Avon, Hélioblock, Nivea, Ba­­na­­na Boat e Sundown foram reprovadas. O produto da Nívea perdeu 50% do seu FPS. Um protetor 30, após uma hora de uso, fez o efeito de um FPS 15. O La Roche Posay manteve 62% de sua proteção indicada no rótulo. Além de instável à exposição solar, o Coppertone declarou um fator de proteção, FPS 30, maior do que o medido, FPS 25.

A eficiência dos produtos de­­pois de expostos à água também foi avaliada. Todos se declararam resistentes, mas após imersão de meia hora, a resistência do Natura caiu para 30% do FPS inicial e o Sundown caiu para 55% da proteção indicada na embalagem.

Para o especialista em fotopro­teção e professor da Facul­­dade de Medicina da USP Sérgio Schalka, a diminuição do FPS é natural após 40 mi­­nutos na água.

A presença de substâncias bloqueadoras dos raios UVA é indicada nos rótulos dos 10 produtos. Porém, apenas três em­­balagens indicam o grau de pro­­teção a esse tipo de radiação: Ce­­noura & Bronze, L’Oréal So­­lar Expertise e Natura Fo­­toe­quilibrio. Não há regulamentação nacional que obrigue a presença de substâncias bloqueadoras dos raios UVA na composição dos produtos, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Apesar disso, especialistas indicam que os produtos de­­vem oferecer no mínimo um terço do FPS em proteção UVA. Cop­­per­­tone, Episol, Natura e Ba­­nana Boat foram reprovados.

As marcas avaliadas discordaram do resultado da pesquisa e informaram que seus produtos foram submetidos a testes científicos, aprovados pela Anvisa e liberados para o comércio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]