• Carregando...
“Há quem prefira fazer movimentos circulares pelo rosto, mas não há uma forma correta de retirar a maquiagem. Errado mesmo é não remover.”
Luciana Dorigo Kucharski Esmanhoto, médica dermatologista do Centro Especializado da Pele (Cepele) | Priscila Forone/Gazeta do Povo
“Há quem prefira fazer movimentos circulares pelo rosto, mas não há uma forma correta de retirar a maquiagem. Errado mesmo é não remover.” Luciana Dorigo Kucharski Esmanhoto, médica dermatologista do Centro Especializado da Pele (Cepele)| Foto: Priscila Forone/Gazeta do Povo

Após um dia inteiro com rímel, base corretiva, pó compacto e blush, grande parte das mulheres não se lembra de retirar bem a maquiagem antes de dormir. Segundo especialistas, o hábito pode render alergias, irritações e até conjuntivite. Veja algumas dicas:

Dormir sem tirar a maquiagem envelhece a pele?

Mito. Dormir com a maquiagem não causa envelhecimento precoce da pele, manchas ou rugas. O problema é que partículas do produto podem entrar nos olhos (que ficam um pouco abertos durante o sono) e causar desde pequenas alergias até conjuntivite. A exposição excessiva à maquiagem também aumenta o risco de irritações na pele e colabora para aumentar a oleosidade, rendendo cravos e espinhas em quem tem a pele naturalmente oleosa. Vale a pena investir em produtos de maquiagem não comedogênicos – que não obstrui os poros – ou oil free, para evitar esse problema.

Que produto deve ser usado para demaquilar?

Há vários tipos: loções cremosas, aquosas, bifásicas, oil free e produtos sem enxágue. Pesquise e descubra o mais indicado para o seu caso. Como o rosto deve ser lavado após a aplicação do demaquilante, não é preciso tanta preocupação em comprar produtos aquosos, no caso de peles oleosas, ou em creme, para as secas. Em todos os casos, a avaliação de um médico dermatologista é imprescindível para achar a fórmula certa e evitar problemas.

A remoção não tem segredos: basta aplicar um pouco de demaquilante em um pedaço de algodão e passar no rosto maquiado até sentir que ele está limpo.

Como devo limpar?

Há demaquilantes sem enxágue, mas o ideal é sempre remover o produto após a aplicação. O processo é simples: retire a maquiagem com o demaquilante, lave o rosto com água e sabonete neutro – para tirar os resquícios do produto – e faça seus procedimentos comuns de cuidado com a pele, como aplicar um creme hidratante, filtro solar, creme anti-idade ou loção anti-acne. O que importa na limpeza é a qualidade do produto e não o atrito do algodão contra a pele: faça sempre movimentos suaves para não machucar o rosto.

Preciso comprar um produto específico para a região dos olhos?

Por ser mais sensível, ela merece um cuidado maior, mas não é necessário um produto específico. Use o mesmo demaquilante do restante do rosto, mas faça movimentos mais suaves para tirar sombra, rímel e delineador. Se precisar, use um cotonete para ajudar na limpeza principalmente das pálpebras e canto dos olhos.

Que produtos devo evitar?

Loções com corantes, perfumes e adição de álcool tendem a irritar os olhos e causar alergias no rosto.

Pescoço e colo também precisam de limpeza?

Sim. Normalmente, a maquiagem sai naturalmente, mas vale a pena aplicar um pouco de demaquilante com algodão para evitar o acúmulo de resíduos.

Qual algodão devo escolher?

Todos podem ser usados, mas os compactos são melhores porque não desfiam e não deixam resíduos na pele.

Os demaquilantes são os produtos mais indicados ou posso usar outras loções?

Prefira sempre o demaquilante, feito exclusivamente para cumprir essa função, o que rende resultados muito melhores. Cremes hidratantes podem ser usados, mas como sua fórmula não é feita especialmente para a limpeza do rosto, pode irritar a pele e deixá-la ressecada ou muito oleosa.

Lenço umedecido para limpeza do bebê, xampu infantil e água termal adiantam?

Não. Apesar de parecerem delicados, os lenços umedecidos têm álcool e perfume e são ásperos ao toque, o que pode irritar a pele e os olhos. Quanto ao xampu, ele tem uma função parecida com a do sabonete e serve apenas para lavar o rosto e não retira a maquiagem. Apesar de ótima para a pele, a água termal também não é eficaz para remover os resíduos e deve ser aplicada com o rosto já limpo.

Como tirar maquiagem à prova d’água ou com efeito prolongado?

Os dois tipos não saem com facilidade, então insista um pouco e passe o dema­quilante quantas vezes for necessário. Prefira os produtos mais oleosos para remoção. Mesmo que não consiga tirar todos os resíduos, não esfregue a região com força. Isso pode irritar a pele e causar quebra e queda dos cílios.

Tomar banho antes de dormir é suficiente para tirar a maquiagem?

Não. Água e sabonete não são suficientes para remover os resíduos da maquiagem. Use o demaquilante, limpe bem a pele e só depois tome banho.

Lenços demaquilantes funcionam?

Eles são mais caros que os produtos convencionais, mas as especialistas garantem que o investimento vale a pena e que são ótimos para remover a maquiagem sem agredir a pele. Mas não confunda com os lenços umedecidos para criança, que não são indicados para este tipo de uso.

Quando sei que a maquiagem saiu?

Conforme o algodão for ficando sujo, troque-o. Quando passar um novo algodão pelo rosto e ele sair sem manchas ou sujeiras, seu rosto está limpo. Ao final do processo, você deve sentir sua pele hidratada e suave ao toque. Se ela estiver ressecada, engordurada ou com uma sensação de que está esticada, cuidado: você está usando o produto errado.

Fonte:Adriane Faria, médica dermatologista da Paraná Clínicas, e Luciana Esmanhoto, médica dermatologista do Centro Especializado da Pele (Cepele).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]