• Carregando...

Há dois meses, governos se apressavam em tentar obter acordos para a compra da vacina contra a Influenza A, popularmente co­­nhecida como gripe suína. Agora, em muitos locais da Europa, o produto está encalhado e governos já começam a devolver as vacinas às multinacionais. Mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) se recusou ontem a declarar o fim da pandemia, alertando que uma nova onda de infecções poderia ocorrer no fim do inverno do Hemisfério Norte, entre março e abril.

A Suíça, que havia comprado 13 milhões de doses da vacina para seus 7 milhões de habitantes, anunciou ontem que quer se desfazer de 4,5 milhões de doses. Parte da explicação é o fato de que cada pessoa precisa de apenas uma dose e não duas como se estimava no início da pandemia. Mas outro fenômeno é o baixo interesse da população em se vacinar.

A Espanha, que comprou 37 mi­­lhões de doses, admitiu que está ne­­gociando com as em­­presas para de­­volver o produto. A ideia seria passar as doses para países que não assinaram contratos com empresas. Alguns estados alemães começam negociações com a GlaxoSmi­thKline para reduzir as encomendas. Em janeiro, Berlim abrirá ne­­gociações com outros países para transferir as vacinas encalhadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]