• Carregando...

Cronograma

Confira as datas de vacinação contra a gripe A (H1N1):

Quarta fase, de 24 de abril a 7 de maio

> Portadores de doenças crônicas, idosos a partir de 60 anos; segunda dose para crianças entre 6 meses a 2 anos.

> Prorrogação para gestantes, doentes crônicos, jovens com 20 a 29 anos e crianças entre 6 meses e 2 anos.

Quinta fase, de 10 a 21 de maio

> Adultos de 30 a 39 anos.

Curitiba e Brasília - O Ministério da Saúde prorrogou mais uma vez a campanha de vacinação contra a gripe suína. Diante da baixa adesão registrada até agora, gestantes, doentes crônicos, jovens com 20 a 29 anos e crianças entre seis meses e dois anos poderão se vacinar até 7 de maio. A decisão já vinha sendo avaliada havia duas semanas.

Até o fim da manhã de ontem, o ministério contabilizava 36,9 milhões de doses aplicadas, o que representa 60% do público alvo esperado até 7 de maio. A menor cobertura registrada até agora foi entre pessoas de 20 a 29 anos: 57% da população alvo foi imunizada. O índice de vacinação entre gestantes foi de 59% (1,76 milhão) e, entre doentes crô­­nicos, de 58%.

Os números incluem o esforço feito no sábado passado, o segundo dia D realizado pelo ministério. Além dos dois dias extras de vacinação, o ministério montou um forte aparato de comunicação para garantir que as pessoas compareçam aos postos. Até agora, foram gastos R$ 21,4 milhões com propaganda com esclarecimentos sobre a campanha. Além disso, foram enviados 75,8 mil e-mails para interessados em receber informações sobre o calendário da vacinação e 80 milhões de torpedos disparados para clientes de operadoras. A parceria com as empresas de telefonia, segundo o ministério, não teve custo ao governo.

Toda a estrutura tem como finalidade garantir uma adesão de pelo menos 80% da população alvo e, assim, evitar que se repita o fenômeno registrado na Europa, onde houve baixo comparecimento aos postos e milhões de doses do imunizante encalharam.

A nova etapa da vacinação começou no último sábado, com a imunização de pessoas com mais de 60 anos. Nas regiões Norte e Sul, a população dessa faixa etária pode se vacinar simultaneamente contra a gripe suína e a gripe comum. Nas regiões Nor­deste, Sudeste e Centro-Oeste, a vacinação contra gripe co­­mum será feita somente a partir de 8 de maio. Para pessoas com idade entre 30 e 39 anos, a vacinação deverá ocorrer entre 10 e 21 de maio.

Paraná

O Paraná também não atingiu a meta de vacinação dos adultos jovens entre 20 e 29 anos, embora tenha ficado acima da média nacional. A imunização desse grupo terminou no sábado, com 71% dos paranaenses dessa faixa etária vacinados – o que corresponde a 1.347.247 pessoas. A meta do Ministério da Saúde (MS) é imunizar pelo menos 80% da população de cada fase.

Segundo uma pesquisa do ministério, 40% das pessoas entre 20 e 29 anos que não tomaram a vacina no país alegaram falta de tempo. Esse grupo registrou 20% das mortes do estado ocasionadas pela doença em 2009. Somando-se todos os grupos (doentes crônicos, gestantes, crianças até 2 anos incompletos, profissionais de saúde, indígenas e jovens de 20 a 29 anos), 2,8 milhões de pessoas foram vacinadas no Paraná até o momento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]