• Carregando...

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa hoje com meta de imunização de 23,8 milhões de pessoas. O grupo coberto pela campanha abrange idosos e indígenas, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, grávidas e profissionais de saúde. A vacina protege contra os três vírus que mais circulam no Hemisfério Sul, inclusive o da influenza A (H1N1) – chamada de gripe suína.

No caso das crianças, a vacina é aplicada em duas etapas. A dose é contraindicada para quem tem alergia a ovo. Quem apresenta deficiência na produção de anticorpos, deve consultar antes um médico. Estudos indicam que a vacina contra gripe reduz em até 45% as internações por pneumonia na população com mais de 60 anos de idade. A campanha segue até o dia 13 de maio.

Prevenção

Para conscientizar a população da importância de prevenir a doença, as redes de saúde pública e privada também se unem na campanha contra a gripe. Segundo o infectologista Jaime Rocha, do laboratório Frischmann Aisengart, a população parece não estar ciente dos riscos ainda existentes. "Diferente­­mente do que muitos estão pensando, o H1N1 não ficou menos agressivo, houve apenas uma redução na população suscetível."

Rocha lembra que quem se vacinou no ano passado deve ser imunizado de novo. Isso porque os níveis de anticorpos protetores desencadeados pela vacina tendem a se reduzir gradualmente com o tempo. O público não coberto pela campanha do Ministério da Saúde deverá pagar pela dose.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]