O programa Sem Rodeios desta segunda-feira (7) repercute a manifestação em apoio ao PL da Anistia, realizada ontem na Avenida Paulista, em São Paulo. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) elevou o tom contra o que chamou de arbitrariedades dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Entre os discursos também estiveram a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB).
A partir das 13h30, ao vivo.
Bolsonaro sobe o tom em primeiro ato após se tornar réu
Bolsonaro usou seu discurso no ato pró-anistia aos presos de 8 de janeiro de 2023, neste domingo para intensificar críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do STF. Foi a primeira manifestação desde que o ex-presidente se tornou réu no processo sobre tentativa de golpe de Estado.
Bolsonaro afirmou que sua derrota para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2022, foi fruto de um “conluio” entre STF e TSE, presidido à época por Moraes. “Me acusam de golpe de Estado. Segundo a PF do Moraes, comecei esse golpe numa live. E quem deu golpe em outubro de 2022? Quem tirou Lula da cadeia? Um cara condenado em três instâncias por corrupção e lavagem de dinheiro é libertado. Quem descondenou o Lula para que ele deixasse de ser ficha suja?”, disse Bolsonaro.
Lula recuperou seus direitos políticos em 2021, após o STF anular suas condenações e declarar a incompetência da Justiça Federal em Curitiba nos casos da Lava Jato. “Houve um golpe, sim. Tanto que o candidato deles está lá. Alguns ministros admitiram que interferiram, mas disseram que foi pelo bem da democracia”, completou Bolsonaro.
Pressão do STF deve moldar alianças para 2026
A mudança de entendimento do STF sobre o foro privilegiado, adotada em 11 de março, é vista por analistas e políticos como fator que pode influenciar as articulações da direita para 2026.
Por 7 votos a 4, os ministros decidiram que autoridades mantêm o foro mesmo após deixarem os cargos. A medida amplia o alcance do STF sobre figuras políticas fora do mandato, mas ainda influentes. Um dos casos é o do presidente do PSD, Gilberto Kassab.
Em 28 de março, o ministro Alexandre de Moraes determinou o retorno ao STF de uma investigação arquivada contra Kassab, que estava na primeira instância da Justiça Eleitoral. Quando o caso chegar ao Supremo, caberá à Procuradoria-Geral da República (PGR) opinar pela manutenção do arquivamento ou possível reabertura da apuração.
Assista diariamente ao programa Sem Rodeios
O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, André Marsiglia, Júlia Lucy, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Rossana Bittencourt, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h30, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marsiglia, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo.




