Centrão blinda Lula e dificulta movimentação da direita pelo impeachment. O programa Sem Rodeios desta segunda-feira (10) repercute a blindagem feita pelo Centrão para que o impeachment do presidente Lula (PT) não prospere dentro do Congresso Nacional.
Com o novo pedido, Lula acumula 21 pedidos desde que assumiu seu terceiro mandato. Nos dois primeiros mantatos, o petista foi alvo de 37 pedidos de impedimento. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu 158 pedidos de impeachment durante os quatro anos que exerceu a presidência. Já o ex-presidente Michel Temer foi alvo de 31 pedidos de afastamento.
Falaremos também que após a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de desbloquear, na sexta-feira (7), as redes sociais do influenciador digital Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark, várias outras contas bloqueadas pelo ministro há anos começaram a voltar ao ar. Uma conta no X do empresário Luciano Hang, bloqueada desde 2020 por Moraes, voltou ao ar neste sábado (8).
É a partir das 13h30, ao vivo.
Centrão blinda Lula de impeachment
Parlamentares de oposição acusaram o governo Lula de, assim como o de Dilma, turbinar gastos fora das regras fiscais, comprometendo a credibilidade da economia, com fins eleitoreiros, e defendem o impeachment.
O clima político se incendiou com a tentativa do governo de aumentar o monitoramento de operações financeiras de trabalhadores informais, a crise do Pix de janeiro, e com o fracasso do governo em lidar com a alta dos alimentos - que culminou com a solução simplória do presidente Lula de se "você desconfia que tal produto tá caro, você não compra".
O argumento técnico para o impeachment, de uma pedalada fiscal, ganhou força em janeiro a partir de uma investigação do Tribunal de Contas da União.
“Todos os indícios caminham para configurar uma pedalada fiscal […] Lançaram um programa sem que houvesse previsão orçamentária e em ano eleitoral. De nada adiantou, pois vimos a derrota do PT nas urnas. Mas isso aí não vai ficar barato”, postou nas redes a senadora Damares Alves (Republicanos-DF).
“Programa ‘Pé-de-Meia’ bloqueado por grave violação das regras orçamentárias. Lula imitou Dilma e pedalou. Agora, seu único destino é o impeachment!”, postou o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Perfis bloqueados por ordem de Moraes são reativados às vésperas de visita de comitê da CIDH
Após a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de desbloquear, na sexta-feira (7), as redes sociais do influenciador digital Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark, várias outras contas bloqueadas pelo ministro há anos começaram a voltar ao ar. Uma conta no X do empresário Luciano Hang, bloqueada desde 2020 por Moraes, voltou ao ar neste sábado (8). A mesma coisa aconteceu com os perfis do jornalista Guilherme Fiuza e de Bernardo Küster, que tiveram suas redes sociais bloqueadas após serem incluídos no Inquérito da Fake News, conduzido por Alexandre de Moraes.
O desbloqueio das contas nas redes sociais acontece na véspera do início da visita da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão (RELE) da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que chega ao país neste domingo (9), para analisar a situação da liberdade de expressão no país.
Nas redes sociais, a coincidência chamou a atenção dos internautas, que sugeriam tratar-se de uma estratégia para tentar encobrir os casos de censura que têm sido praticados pelo Judiciário brasileiro. “Moraes acha que somos TOLOS, BURROS e TAPADOS. As redes 'liberadas' por ele, às vésperas da visita da CIDH, não foi por acaso ou bondade: TRATA-SE DE ESTRATÉGIA para 'limpar a barra' e legitimar a censura, com certificação padrão CIDH. Só um tolinho para cair nessa…”, escreveu Paulo Faria, advogado do ex-deputado Daniel Silveira. Silveira foi preso novamente por ordem de Moraes em dezembro de 2024.
Assista diariamente ao programa Sem Rodeios
O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, André Marsiglia, Cláudio Dantas, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Guilherme Oliveira, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h30, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marsiglia e do Guilherme, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui.




