Jason Miller, Conselheiro de Donald Trump, intensificou as críticas ao ministro Alexandre de Moraes, afirmando nas redes sociais que “não vai desistir até que ele esteja atrás das grades”, em reação à prisão de Filipe Martins, ex-assessor internacional de Jair Bolsonaro. Miller classificou como “repugnante” a atuação de Moraes contra Bolsonaro e “repreensível” no caso de Martins. A polêmica ganhou força após os Estados Unidos confirmarem que Martins não entrou no país em 30 de dezembro de 2022, como alegava documento usado pelo STF para justificar sua prisão preventiva. O órgão americano (CBP) reconheceu que o registro era falso, abriu investigação e condenou o uso indevido da informação para fundamentar prisões ou condenações.
Chiquini denuncia que ONG recebeu R$ 400 mil da USAID
O caso envolvendo a prisão do ex-assessor internacional de Jair Bolsonaro, Filipe Martins, ganhou novos contornos após revelações sobre a origem da informação que sustentou sua detenção. Em fevereiro de 2024, Martins foi preso por ordem do ministro Alexandre de Moraes, sob a alegação de que teria deixado o Brasil rumo aos Estados Unidos em dezembro de 2022, configurando risco de fuga. A base para essa narrativa foi uma reportagem assinada pelo jornalista Guilherme Amado, publicada no portal Metrópoles, que afirmava existir um registro oficial da entrada de Martins em Orlando no dia 30 de dezembro daquele ano.
No entanto, documentos obtidos pela defesa e confirmados pelo Customs and Border Protection (CBP) dos EUA comprovaram que o registro era falso e que Martins nunca deixou o Brasil no período citado. O advogado Jeffrey Chiquini, que representa o ex-assessor, denunciou que a inserção criminosa de dados no sistema americano foi usada como justificativa para a prisão preventiva, e já há indícios de envolvimento de autoridades brasileiras na fraude. A polêmica se intensifica com a descoberta de que Guilherme Amado é diretor da ONG Redes Cordiais, entidade que recebeu mais de R$400 mil da USAID em 2023, justamente no ano em que a notícia sobre a suposta viagem foi publicada. O financiamento levanta questionamentos sobre possíveis interesses externos na narrativa que sustentou a prisão de Martins, considerada por críticos como um caso emblemático de lawfare no Brasil.
PF aponta esquema de vendas de decisões no STJ
Um relatório preliminar da Polícia Federal indica a existência de um esquema estruturado para manipular e vender decisões judiciais no Superior Tribunal de Justiça. Segundo o documento, havia um mercado paralelo de influência, com contratos milionários de advocacia e consultoria usados para garantir decisões previamente combinadas. A investigação aponta a atuação de uma rede de intermediários e servidores do STJ, afastados de suas funções em novembro de 2024. A PF pediu mais tempo para aprofundar as apurações e não há, até o momento, indícios de envolvimento de ministros.
Lula será enredo de escola de samba em ano eleitoral
Em ano de eleição presidencial, Lula será tema do enredo da Acadêmicos de Niterói no Carnaval de 2026. A escola, campeã da Série Ouro em 2025, fará sua estreia no Grupo Especial com o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, que contará a trajetória do presidente desde a infância no Nordeste até sua ascensão política e chegada ao Planalto. Detalhes da homenagem foram anunciados pela agremiação, que promete destacar momentos marcantes da vida de Lula e seu legado social.
Não perca o Sem Rodeios, ao vivo às 13h30 no YouTube da Gazeta do Povo!



