Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sem Rodeios

Nova pesquisa aponta que Bolsonaro venceria Lula nas eleições de 2026

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) venceria o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma disputa de segundo turno nas eleições presidenciais de 2026 se fossem hoje, de acordo com uma nova rodada de intenção de votos do Paraná Pesquisas divulgada nesta terça (18).

O levantamento aponta uma queda de Lula acima da margem de erro, embora com uma diferença bastante apertada, mas já não mais um empate técnico. No entanto, Bolsonaro segue inelegível pela Justiça Eleitoral e sem uma perspectiva imediata de reverter a condenação.

A nova rodada do Paraná Pesquisas também já mostra um avanço da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) em uma eventual disputa de segundo turno, à frente de Lula em um empate técnico.

Eventual denúncia contra Bolsonaro será julgada sem viés político, diz Barroso

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse que uma eventual denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) formulada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) será julgada sem viés político na Corte.

“Se o procurador-geral da República vier a oferecer denúncia contra quem quer que seja, o Supremo vai apreciá-la como deve apreciar tudo na vida, com seriedade, examinando as provas. O processo penal, sobretudo, é prova. Se tem prova, você decide num sentido, se não tem prova, você decide num outro”, disse Barroso a jornalista, nesta segunda-feira (17). 

“É claro que há uma dimensão política em certos assuntos, mas a minha visão na vida, em meus quase 12 anos no Tribunal é: está certo, está certo, está errado, está errado. Portanto, a minha visão do direito em geral não é uma visão politizada, é uma visão fundada na integridade, no que é certo, justo e legítimo. É isso que eu acho que o Tribunal deve fazer”, completou.

Judiciário entrou na “linha de tiro das críticas”

O presidente do STF também disse que o poder Judiciário no Brasil tem sido alvo frequente de críticas, algumas justas e construtivas, outras injustas e maldosas. A afirmação foi feita durante uma Sessão Solene de Homenagem promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15.ª Região, onde Barroso recebeu o Colar do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho.

Em seu discurso, o ministro destacou a importância de lidar com as críticas como parte do processo democrático, ressaltando que cabe ao Judiciário avaliar e considerar aquelas que possuem credibilidade.

“O Judiciário nos últimos tempos entrou um pouco na linha de tiro das críticas de uma maneira geral. Às vezes são críticas justas, frequentemente são críticas injustas, às vezes são construtivas, às vezes são maldosas. Faz parte da vida democrática conviver com elas e levar a sério as críticas que merecem credibilidade”, afirmou Barroso.

Ministra de Lula reclama de “perseguição”

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, reclamou de “perseguição política” após o vice-presidente do PT e prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, dizer que encontrou indícios de que um suposto funcionário fantasma da prefeitura teria sido indicado por Anielle na gestão passada.

Quaquá disse que apresentará denúncia no Conselho de Ética do partido nesta terça-feira (18).  

“Me mandaram um recado que havia sido contratado um funcionário fantasma a pedido dela. Sendo ou não dela, eu mandei abrir inquérito. Eu fui ver se esse caso de Maricá era verdadeiro, e descobri que, além de tudo, o cara era ‘consultor’ dela enquanto ainda estava em Maricá. Infelizmente, na esquerda e na direita, temos esses santos de bordel. É por isso que o povo anda tão descrente em política”, disse Quaquá ao jornal Metrópoles, na segunda-feira (17).

Assista diariamente ao Sem Rodeios

O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, André Marsiglia, Júlia Lucy, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Rossana Bittencourt, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h30, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.

Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marsiglia, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.