Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sem Rodeios

PF acusa Bolsonaro e Ramagem de espionar adversários políticos com “Abin Paralela”

A Polícia Federal indiciou nesta terça (17) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-diretor geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem (PL-RJ), por suposto envolvimento no esquema que ficou conhecido como “Abin paralela”. Também foram indiciados o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), o ex-assessor Tércio Arnaud Thomaz e o atual diretor-geral, Luiz Fernando Corrêa, apontados por participarem de um alegado plano para espionar autoridades e jornalistas alvos do governo do ex-presidente.

Fontes a par da investigação afirmaram à Gazeta do Povo que foram descobertas evidências de que a Abin teria sido utilizada para supostas perseguições e monitoramentos indevidos. A atual direção ainda teria tentado atrapalhar o processo de apuração, o que justificaria o indiciamento do atual diretor.

O relatório sobre o esquema de monitoramento ilegal está sob sigilo e foi enviado para o Supremo Tribunal Federal (STF), onde será analisado pelo ministro Alexandre de Moraes. A reportagem procurou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a própria Abin para comentarem o pedido de indiciamento do atual diretor-geral e aguarda retorno.

PF prende 2 por envolvimento na fraude no INSS e apreende R$ 12 milhões em bens

Duas pessoas foram presas nesta terça (17) no estado de Sergipe, pela Polícia Federal, por suspeita de envolvimento na fraude no INSS. As prisões foram mais um desdobramento da Operação Sem Desconto, deflagrada há dois meses e que revelou um esquema bilionário de descontos associativos irregulares em pagamentos a aposentados e pensionistas.

De acordo com a PF, as prisões ocorreram nas cidades sergipanas de Aracaju e Umbaúba, além do cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão. Também foi realizado o sequestro de R$ 12 milhões em bens dos envolvidos, relativos a cinco imóveis.

“A operação busca recuperar bens e avançar nas investigações sobre os descontos indevidos aplicados a benefícios do INSS, com foco na recomposição do erário e na responsabilização dos autores”, disse a autoridade em nota.

Câmara ensaia rebelião contra Lula, mas Motta ajuda governo e adia decisão sobre IOF

O plenário da Câmara impôs uma derrota ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao aprovar com 346 votos requerimento de urgência para sustar o decreto do Executivo que aumentou as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Houve apenas 97 votos contra a urgência da medida. Apesar da pressão de líderes da oposição e de partidos do Centrão, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), deu sobrevida ao Palácio do Planalto ao adiar a análise do mérito da proposta. 

Com a urgência aprovada, o projeto que derruba o decreto de Lula fica pronto para ser votado em definitivo pelo plenário da Casa, sem ter que passar por comissões ou cumprir prazos regimentais. Apesar disso, a expectativa é de que Motta não inclua a proposta na pauta nos próximos dias no intuito de ajudar o governo a encontrar uma alternativa ou minimizar os desgastes junto aos líderes partidários. 

Caso contrário, a votação para derrubar o decreto deverá ocorrer apenas na segunda semana de julho, pois após feriado de Corpus Christi a Câmara terá apenas sessões virtuais e com pautas de acordo. O recesso informal será concedido para que os parlamentares não precisem se deslocar a Brasília e possam participar dos festejos juninos de seus redutos eleitorais. 

Depois disso, na primeira semana de julho, a expectativa também é de corredores esvaziados no Congresso, em função do evento organizado pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em Portugal. Assim como Hugo Motta, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), também deve liberar os senadores neste período. 

Assista diariamente ao Sem Rodeios

O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, André Marsiglia, Júlia Lucy, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Rossana Bittencourt, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h30, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.