Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sem Rodeios

Ex-oficial dos EUA diz que deep state interferiu em eleição no Brasil

O ex-funcionário do Departamento de Estado dos EUA, Mike Benz, afirmou à Comissão de Relações Exteriores da Câmara que o "deep state" americano interferiu diretamente nas eleições brasileiras de 2022. Segundo ele, houve triplicação de verbas via USAID para financiar ONGs e sindicatos com o objetivo de atacar Jair Bolsonaro e favorecer Lula, por meio de ações disfarçadas de combate à desinformação. Benz diz que foi uma operação coordenada para manipular a narrativa política no Brasil e impedir a reeleição de Bolsonaro.

Tensão na Corte: Barroso pode deixar o STF

O ministro Luís Roberto Barroso, atual presidente do STF, estaria considerando antecipar sua saída da Corte após o fim de seu mandato na presidência, previsto para setembro de 2025. Segundo matéria divulgada pelo Poder 360, há articulações em curso para que Barroso aceite um cargo diplomático — possivelmente uma embaixada na Europa, como a de Portugal. A eventual saída abriria mais uma vaga para o presidente Lula indicar um novo ministro, além da prevista com a aposentadoria de Rosa Weber (já preenchida) e da futura saída de Lewandowski.

Nos bastidores, a informação é tratada com cautela pelo Planalto, mas há interesse em consolidar uma maioria sólida no STF. Barroso, no entanto, nega qualquer intenção de deixar o Supremo antes da aposentadoria compulsória, aos 75 anos. O movimento, caso confirmado, teria forte impacto político e jurídico, principalmente diante de um STF envolvido em pautas de alta tensão institucional.

Oposição ocupa Congresso e Senado para cobrar anistia e impeachment de Moraes

Deputados e senadores da oposição exigiram que os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), se posicionem com relação à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), imposta pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Eles viraram a noite ocupando as mesas diretoras da Câmara e do Senado com o objetivo é forçar Motta a pautar o projeto de lei da anistia ampla, geral e irrestrita aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

Já a Alcolumbre, o objetivo é permitir o avanço de um pedido de impeachment de Moraes. Este, em especial, encabeçado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que diz não ter os telefonemas atendidos pelo presidente do Senado. “Sequer o telefone ele está atendendo, e eu jamais esperava isso dele”, disse.

38 Senadores apoiam o impeachment de Moraes

O número de senadores que apoiam o impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes, subiu para 38 votos favoráveis, segundo o deputado Nikolas Ferreira (PL‑MG). Faltam apenas três senadores para atingir a maioria qualificada (41 votos) exigida para abrir a tramitação da proposta no Senado. Atualmente, são 38 favoráveis, 19 contrários e 24 indefinidos. Para que o processo avance de fato, são necessários 54 votos (dois terços do plenário).

Lula diz que vai ficar cada vez “mais esquerdista e socialista”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o “desafio” de quem está no terceiro mandato como chefe do Executivo é “fazer mais” pelo país, por isso pretende ficar “cada vez mais “esquerdista e mais socialista”. O mandatário discursou durante a reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), no Palácio do Planalto.

"É preciso que se saiba que o Brasil pode fazer muito mais. Podemos melhorar muito a situação do país. A gente pode fazer muito mais coisa do que a gente está fazendo. Esse é o desafio de quem já foi presidente três vezes. Cada vez eu tenho que fazer mais. Significa que cada vez mais vou ficar mais esquerdista, mais socialista, e vou ficar achando que a gente pode mais", afirmou Lula, que foi aplaudido pela plateia.

A declaração ocorreu na véspera do tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil. As tarifas de 50% sobre produtos brasileiros entrarão em vigor nesta quarta-feira (6). Além do tarifaço, Trump sancionou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes com a Lei Magnitsky e suspendeu os vistos de outros sete integrantes da Corte.

Assista ao Sem Rodeios às 13h30, no canal da Gazeta do Povo no YouTube.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.