• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Os apelidos dados a Edelira Marcondes Cleve tinham suas fases. Tilira, quando criança; Lira, que era o jeito "adocicado" que Percy – seu grande e único amor –a chamava. Edelira era a forma de tratamento para os menos íntimos. Todos identificavam a mulher decidida e que dava "a primeira e a última palavra". Ela fugiu com o jovem Percy "no lombo do cavalo"; a família não queria o casamento. Administrou com mão-de-ferro a casa, a família e duas fazendas no interior do Paraná. Ainda mantinha o mesmo jeito dos nascidos em Guarapuava, no Centro-Sul do estado, no trato com as pessoas.

Nasceu em Guarapuava. E depois da fuga simbólica, voltou e teve cinco filhas. Em 1953, mudou-se para Paranavaí para acompanhar o marido, transferido como escrivão de polícia. Nos dias de semana morava na cidade; no sábado e domingo, ia 'cuidar dos negócios" na fazendo em Amaporã, no Noroeste paranaense. Mesmo que lhe faltasse estudo, a matemática das contas da fazenda era Edelira quem dominava.

A cada ano que passava, Edelira pedia um "prazo". Fazia parte de sua fama e repertório. Afirmava peremptoriamente que queria a oportunidade de ver o nascimento de um neto; a formatura do outro; ou a chegada do bisneto. Deu tão certo que chegou à geração dos trinetos.

Tinha fé e vontade de viver. Devota de Nossa Senhora de Belém, nos meses de janeiro o seu único compromisso era com a procissão em Guarapuava. Outra de suas famas. Participava de todas as novenas e mantinha o lugar cativo na primeira fila da igreja.

No início da década de 1980, Percy ficou doente. Na tentativa de cura, vieram para Curitiba. Mas não aconteceu. Ficou viúva e nunca se conformou. Determinou que moraria sozinha no apartamento do Portão. "Assumiu a responsabilidade de viver sozinha pela primeira vez", diz Delcy. Somente aos 100 anos conseguiram convencê-la a ter uma cuidadora em tempo integral.

Para passar o tempo, ainda fazia de tudo um pouco – mas não como antes, quando ensinava os netos e bisnetos a cortar a massa do macarrão caseiro, lembra o bisneto Filipe. Sobraram as toalhinhas de crochê. Era sagrado: um olho na tevê e outro no trabalho manual. Ao receber visitas, o lanche era certo e farto. E aí daquele que não aceitasse.

Com essa mania de independência, entrou em 2015 determinada de que sua jornada terminava por aqui mesmo. "Não causou alarde, nem sofreu em demasiado, como a maioria dos mortais. Ela simplesmente se foi", finaliza o bisneto. Deixa cinco filhas, 19 netos, 28 bisnetos e 11 trinetos.

Dia 5 de janeiro, aos 101 anos, de causas naturais, em Curitiba.

* * * * *Acir Pereira de Lara, 64 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Antônio Pereira de Lara e Maria Pereira de Lara. Sepultamento às 11h, no Cemitério Jardim da Colina, em Colombo. Adair Costa Hoepfner, 71 anos. Profissão: contador. Filiação: Abílio Costa e Arlinda Ferraro Costa. Sepultamento ontem.

Adelina Humia Dorrio, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Humia Duran e Maria Argentina Dorrio Adan. Sepultamento às 9h, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela 3.

Antônio Arlindo da Rocha, 62 anos. Profissão: auxiliar de transportes. Filiação: José João da Rocha e Ingracia Ferreira Bueno. Sepultamento às 17h, no Cemitério Municipal São João Batista, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Antônio Evaristo da Cruz, 62 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Nao Declardo e Maria Jacinta da Conceição. Sepultamento às 10h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Cacilda Cubas de Andrade, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Cubas e Emília Cubas. Sepultamento às 10h, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela 2. Dejair Bento dos Santos, 69 anos. Profissão: agricultor. Filiação: José Bento dos Santos e Balbina Maria de Jesuz. Sepultamento ontem.

Gonçalo Florindo de Ramos, 96 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Laurindo Florindo de Ramos e Madalena Mendes de Ramos. Sepultamento ontem.

Gustavo Henrique dos Santos, 20 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Joel Aguinaldo Mielitz dos Santos e Maralice Monteiro dos Santos. Sepultamento às 09h30, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela da Igreja Católica Nossa Senhora. do Carmo, na Rua, Gabriel Ribeiro , 98, no Bairro Novo B.

Heloa Vitória Gomesw Bussolim, 1 dia. Filiação: Roberto Richard Bussolim e Andreia Aparecida Ferreira Gomes. Sepultamento ontem.

Ides Maria Tonet, 67 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Giovani Tonet e Amabile Tonet. Sepultamento ontem.

Ivete Aparecida Bollis Pessoa, 48 anos. Profissão: funcionária pública estadual. Filiação: Sextilio José Bollis e Amabile Foiatto Bollis. Sepultamento às 10h, no Cemitério Jardim da Saudade I. Jacy Tonato, 79 anos. Profissão: empresário. Filiação: Ângelo Tonato e Adalia Ana Tonato. Sepultamento ontem.

Jean Flávio da Costa Nogueira, 35 anos. Profissão: cozinheiro. Filiação: Raimundo Pinheiro Nogueira e Ângela Maria Nogueira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela do Cemotério Municipal de Barbacena (MG).

João Carlos da Silva Machado, 25 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: Sidnei Machado e Ivonete Gonçalves da Silva Machado. Sepultamento às 16h, no Cemitério Municipal de Campo Largo, saindo de residência.

João Evencio de Carvalho, 67 anos. Profissão: administrador. Filiação: Antônio Evencio de Carvalho e Georgina Maria de Carvalho. Sepultamento ontem.

José Carlos Ribeiro dos Santos, 17 anos. Profissão: vendedor. Filiação: José Casturino Ribeiro dos Santos e Regina Domingues dos Santos. Sepultamento às 9h, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical. José de Souza Penha, 68 anos. Profissão: motorista. Filiação: Joaquim Penha e Maria Aparecida de Souza. Sepultamento às 17h, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo da Capela Nossa Senhora do Sion, na Rua Reverendo Mariano Rodrigues de Castro, s/n, no Cajuru.

Jucimara Soares, 42 anos. Profissão: do lar. Filiação: Artur Soares e Jandira de Oliveira Soares. Sepultamento ontem.

Leidnaldo dos Santos Alves, 28 anos. Profissão: oceanógrafo. Filiação: José Silva Alves e Corina Augusta dos Santos Alves. Sepultamento às 16h, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela Monteiro Lobato, no Tatuquara.

Luiz Barboza de Oliveira, 74 anos. Filiação: José Barbosa de Oliveira e Amélia Luca de Jseus. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Luiz Sérgio Vieira Braga, 74 anos. Profissão: professor. Filiação: Eurico Esteves de Oliveira Braga e Hilda Vieira Braga. Sepultamento ontem.

Luiz Zaniolo, 89 anos. Profissão: motorista. Filiação: João Zaniolo e Regina Zaniolo. Sepultamento ontem.

Manoel Nunes Pacheco, 92 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Izidoro Manoel Pacheco e Maria Delfina Nunes. Sepultamento ontem.

Maria Jandira de Almeida, 61 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Bento de Almeida e Almira Rohde de Almeida. Sepultamento ontem.

Maurílio Martins de Carvalho, 64 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Etelvino Martins de Carvalho e Ana Ribeiro de Carvalho. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de Igreja Evangélica no Xaxim. Norma Terezinha da Silva Alberti, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: Juvenal Silveira da Silva e Izaias Abrahão da Silva. Sepultamento às 9h, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela 2.

Paulo Marcelo de Paula, 25 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Maria da Luz de Paula. Sepultamento às 10h, Cemitério Paroquial Nossa Senhora do Rosário. em Colombo, saindo da capela da Igreja Matriz da cidade.

Rosemari Antônia Furman, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Simão Nadolny e Catharina Skora Nadolny. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Berti, na mesma cidade. Rubens Caetano Ferreira, 78 anos. Profissão: contador. Filiação: Antônio Caetano Ferreira e Juarina Paulina Ferreira. Sepultamento às 17h, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Camilópolis (SP).

Rubens Luiz Cândido, 59 anos. Profissão: operador. Filiação: Pedro Luiz Cândido e Maria Norinda Pereira. Sepultamento às 11h, no Cemitério Central de Araucária, saindo do Cemitério Municipal Boqueirão. Sílvio Padilha Muniz, 48 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Jair do Amaral Muniz e Tereza Padilha Muniz. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de residência.

Zaira Ferrari, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Miguel Piatkowski e Floroza Matozo Piatkowski. Sepultamento às 16h30, no Cemitério Paroquial São Marcos, saindo da Capela da Luz.

* * * * *As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3313-5772

* * * * * Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]