• Carregando...
 | Arquivo da Congregação da Paixão de Cristo
| Foto: Arquivo da Congregação da Paixão de Cristo

Pouco mais de um ano e meio na Grande Curitiba e o padre Mário Porfírio Ferreira fez história. Levou em frente uma tradição que existe desde 1998 na Paróquia Santa Terezinha de Lisieux, no Guaraituba, em Colombo. Manteve a popular "missa das verduras" – apelido carinhoso da missa de Ação de Graças –, realizada na última quinta-feira de novembro.

Na missa das verduras, os fiéis enfeitam a igreja com esse tipo de alimento. Depois de abençoados, eles são distribuídos à população. "Quando os fiéis partilham a doação, percebe-se que um mundo de paz ainda é possível", disse Mário sobre a missa, em novembro do ano passado.

O fato é um dos muitos que podem ilustrar a dedicação e a atenção que padre Mário dispensou à vida religiosa e à Congregação da Paixão de Jesus Cristo, da qual fazia parte. "Ele tinha muito amor e dedicação pela congregação. Era um missionário que falava do amor de Deus. Era capaz de dar a vida por qualquer outra pessoa. Ele era uma pessoa doada e despojada", conta o padre Wilson da Silva, que também é congregado passionista.

Natural de Osasco, no interior de São Paulo, padre Mário chegou a Curitiba pela primeira vez em 2003. Era seminarista. Foi ordenado em 2008. Nos cinco anos de sacerdócio, além da paróquia em Colombo, atuou nas missões em Moçambique, na África. Trabalhou por um ano na Paróquia Santíssima Trindade, em Campina Grande (PB) e foi pároco da Igreja Santa Cruz, em Viamão (RS)

Quem conviveu com o religioso relata que ele sempre foi muito amigável, sorridente e acolhedor. Era um verdadeiro pastor de homens. Mesmo quando precisava agir com mais vigor, mantinha o coração bondoso. "Ele também se mostrou ser muito trabalhador e dinâmico. Acompanhava vários projetos da paróquia e era empenhado neles. Tanto na questão missionária quanto da administração", conta o padre Wilson.

Durante o ano missionário, ano passado, buscou organizar as pastorais, trabalhou pela integração de pessoas e dos diferentes grupos que formam a paróquia. "Ele foi responsável por um grande elo entre as 15 comunidades da igreja", conta Wilson.

Além de pastor e do espírito missionário, padre Mário era grande administrador. Tinha visão e conseguiu tocar vários projetos e construções da paróquia. Nas folgas, gostava de confraternizar com os amigos e se comunicar com a família, que continuou na Grande São Paulo.

No último ano, descobriu que tinha a Síndrome de Miller Fisher, rara doença autoimune, que afeta o sistema imunológico e paralisa o organismo. Ele ficou 70 dias internado, em companhia de alguns familiares e dos companheiros de congregação. Mesmo nos últimos momentos, quando já não falava, confirmava tudo que viveu por estar tranquilo e demonstrar paz de espírito.

Deixa familiares, amigos e a comunidade da Paróquia Santa Terezinha de Lisieux.

Dia 30 de janeiro, aos 56 anos, por complicações da Síndrome de Miller Fisher, em Curitiba.

* * * * *

Acacio Palhano da Silva, 83 anos. Profissão: operador turismo. Filiação: Maria Norminia da Silva e Almiria Palhano da Silva. Sepultamento às 10h, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Alexandre Marques, 33 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: João Batista Marques e Marina Brandão Marques. Sepultamento ontem.

Ananias Gilis de Souza, 67 anos. Profissão: motorista. Filiação: Cezario Gilis de Souza e Ana Dias de Souza. Sepultamento ontem.

Carolina Taparosky, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Estefano Pachicoski e Maria Pachicoski. Sepultamento ontem.

Cleonice Petricio, 57 anos. Profissão: guia turístico. Filiação: Mário Petricio e Aparecida Grigoli Petricio. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Nossa Senhora do Carmo Paranaguá PR.

Cristiane Dias da Silva, 29 anos. Profissão: administradora. Filiação: João Gomes da Silva e Maria Conceição Dias da Silva. Sepultamento ontem.

Edite Dumke Alberti, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Dumke e Paula Dumke. Sepultamento ontem.

Elemara Rosa Iubel, 48 anos. Profissão: professora. Filiação: Alceu Pinto e Maria Rosa Pinto. Sepultamento ontem.

Emelin Iasmin Matoso de Barros, 10 anos. Filiação: João Carlos Matoso de Barros e Giseli do Perpétuo Cavalli. Sepultamento ontem.

Francis Aurélio Ritter, 33 anos. Profissão: motorista. Filiação: José Ritter e Eliana Mara Pam Ritter. Sepultamento às 10h, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da Capela Mortuária Bairro Novo B Curitiba PR.

Guilherme Henrique dos Santos Farias, 19 anos. Profissão: jogador futebol. Filiação: Luiz Henrique Farias e Lizete Camargo dos Santos Farias. Sepultamento ontem.

Hercilio Vicente de Lima, 78 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Zacarias Vicente de Lima e Juvelina Pedro. Sepultamento ontem.

Irineu Pereira, 44 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: José Joanin Pereira e Divair Meira Pereira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Tijucas do Sul, saindo de residência.

João Pedro Pereira de Andrade, 43 anos. Profissão: arquivologia. Filiação: Olivir Pereira de Andrade e Maria Iracema Alves de Bomfim. Sepultamento ontem.

Lorinda Fiedler Kmetzsch, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Carlos Francisco Fiedler e Erna Laura Kunde Fiedler. Sepultamento ontem.

Luan Guilherme Barbosa, 19 anos. Profissão: estudante. Filiação: Celso Luiz Alves Barbosa e Fabiane Andréa de Oliveira Barbosa. Sepultamento ontem.

Maria Cândida Rodrigues, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: Maria de Jesus Rodrigues. Sepultamento ontem.

Marli de Jesus Taborda, 56 anos. Profissão: costureira. Filiação: Aristides Gonçalves Taborda e Maria Taborda dos Reis. Sepultamento ontem.

Paulo Souza Schlogl, 76 anos. Filiação: Rudolfo Jorge Schlogl e Maria Cacilda Schlogl. Sepultamento ontem.

Reginaldo Gomes da Silva, 47 anos. Profissão: autônomo. Filiação: João José da Silva e Guiomar Gomes da Silva. Sepultamento ontem.

Roberto José Stival, 59 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: David Stival e Mercedes Kanuta Stival. Sepultamento ontem.

Rodrigo da Silva, 23 anos. Filiação: Andreia Benedito da Silva. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

* * * * *

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]