• Carregando...

Um dos primeiros e mais tradicionais shoppings da cidade prepara uma reforma para a época de fim de ano. Muito bom, se não fosse a falta de respeito à lei do silêncio. A reforma do Shopping Mueller ocorre sistematicamente todos os dias a partir das 22 horas quando o estabelecimento encerra as atividades de atendimento ao público. A polícia já foi acionada várias vezes pelo 190, mas o problema persiste.

Rodrigo Coelho

Resposta: A prefeitura responde que o leitor deve registrar a queixa no serviço 156 e informar seu endereço e número de telefone para contato. Com isso, a fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente poderá agendar uma data para avaliar o índice de emissão de ruído. A medição deve ser feita no local em que o som está gerando o incômodo, ou seja, no local onde se encontra o reclamante. Cabe lembrar que a Lei 10.625/2002 não proíbe atividades noturnas, mas estabelece limites para emissão de ruídos, cujos índices de tolerância variam de acordo com o zoneamento da cidade.

Academia do Parque Tingui

Qual a data limite para a reinstalação da academia no Parque Tingui? O tempo que já passou daria para a prefeitura fazer várias licitações, então não venham com essa desculpa.

Wilson Teigão Junior

Resposta: A prefeitura está finalizando o processo administrativo para instalação da academia do Parque Tingui e de outras áreas públicas da cidade.

Comentário do leitor: A prefeitura deu uma resposta genérica. Gostaria mesmo é saber a data-limite para a reinstalação da academia. Com essa demora toda, será que agora eles terão peças para reposição dos equipamentos depredados ou desgastados?

Árvore em risco

Moro na Rua Augusto Severo, no Alto da Glória. Em fevereiro entrei em contato com a prefeitura, pois na frente do prédio em que resido há uma árvore que está pondo em risco as pessoas. Com um temporal, metade da árvore caiu e muitos galhos ficaram pendurados. Telefonei para o 156 diversas vezes e não foi tomada nenhuma providência.

Amarilis Puppi

Resposta: A árvore será retirada, responde a prefeitura, por motivo de segurança. Cabe esclarecer que, na avaliação feita por técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em fevereiro de 2013, não foram constatados problemas estruturais aparentes que indicassem o risco de queda. As condições da árvore foram reavaliadas após o último vendaval que atingiu a cidade, danificando muitas árvores, edificações e até o mobiliário urbano. A nova avaliação apontou que a queda acentuada de grandes galhos desestabilizou a estrutura da árvore, não havendo possibilidade de manutenção adequada ou recuperação.

Comentário da leitora: A árvore foi realmente cortada. Foi uma pena, mas ela não poderia continuar no local, uma vez que estava colocando em risco os moradores e as pessoas que passavam na rua.

Semáforo na trincheira

Na Avenida das Torres, sobre a nova trincheira, há um semáforo depois de um radar, uma verdadeira "armadilha" para motoristas. Se o motorista parar, poderá ser assaltado; se fugir, é multado. Isso mostra o despreparo de quem planeja o trânsito em Curitiba.

Odenir de Paula

Resposta: O equipamento foi implantado a pedido da comunidade daquela região e está em fase de experiência, explica a prefeitura. Para a instalação, foram levadas em conta as características da obra e a necessidade de garantir segurança na travessia dos pedestres que circulam pela área. O comportamento do trânsito do local está sendo monitorado. Por enquanto, o funcionamento do semáforo não está interferindo no fluxo de veículos da avenida.

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]