• Carregando...
 |
| Foto:

Sou moradora do Bigorrilho e apresento meu inconformismo com as diversas situações fatídicas e preocupantes ocorridas em nosso bairro há muito tempo. Não é de hoje que moradores reclamam da falta de segurança e policiamento, principalmente em torno da Rua Padre Anchieta, que irresponsavelmente se tornou um corredor de bancos atrativos aos bandidos. A cada dia temos uma notícia sobre alguém que saiu de um dos bancos e foi ostensivamente assaltado, de comerciantes abordados e inclusive seus clientes. E, agora, como a gota d’água, perdemos uma pessoa de caráter e muito querida, José Niczay Sobrinho, por pura estupidez do destino e da irresponsabilidade. Quanto tempo mais teremos que esperar passivos e inertes uma iniciativa do ente público estadual responsável para mudanças e segurança. Ou, ainda, quantos moradores de nossa região serão agredidos, roubados e assassinados por causa da falta de comprometimento e responsabilidade dos bancos que se fixaram na região, sem ao menos se preocuparem com seus clientes e a segurança destes? Realmente estamos reféns dos bandidos e das instituições financeiras. Será que nos resta uma campanha contra os tais bancos para que os moradores transfiram ou cancelem suas contas daquelas agências? Com certeza, caso não tomemos alguma providência, nosso bairro e nossa cidade não se diferenciará do Rio de Janeiro.

Ana Paula Wollstein

* * * * *

Sinalização

A esquina da Rua Maranhão com a Avenida República Argentina no bairro do Portão está carente de uma melhor sinalização de trânsito. No local é permitido apenas aos ônibus realizarem a conversão à esquerda e aos demais veículos é obrigatório a conversão à direita. A Rua Maranhão hoje é uma das opções de quem segue pela Av. Eduardo Carlos Pereira e, após a trincheira da Av. Kennedy, fazer o retorno para o bairro. Pela dificuldade de visualização da única placa de sinalização (muito à esquerda), ocorre de veículos transitarem na canaleta dos ônibus até a esquina do Terminal do Portão e subirem na calçada e atravessam a Av. República Argentina para realizarem o retorno. Além disso, veículos chegam a transitar no sentindo contrário ao fluxo da Rua Maranhão, entre a Av. República Argentina e a Rua Lourival Portela Natel.

Edilson Kijak

Resposta

Segundo a prefeitura, no cruzamento existe uma placa de regulamentação de sentido de circulação com boa visibilidade, para evitar que veículos entrem na contramão de direção na pista lenta da Av. República Argentina, sentido Terminal Portão. Para as pistas exclusivas, nos dois sentidos existem placas regulamentando a exclusividade do trânsito de ônibus. Para o veículo que transita pela pista lenta da canaleta, sentido centro, existe uma placa no cruzamento com a Rua Maranhão, que regulamenta a proibição de conversão à direita, para impedir o veículo de descer na contramão pela Rua Maranhão. A prefeitura reforçará a pintura na Rua Maranhão com linha de aproximação branca e setas direcionais.

* * * * *

Ônibus

Eu gostaria muito de que o presidente da Urbs, Marcos Isfer, fizesse um passeio, tentando entrar em um dos ligeirinhos, no Terminal Cabral, que vão no sentido Colombo! Quando se está descendo, corre-se sério risco de ser levado para dentro do ônibus novamente. Quando esta entrando, respira-se fundo e vai atropelando a todos. E é grande também a possibilidade de que a multidão te coloque no ônibus errado.

Lucy Golanovski

Resposta

A prefeitura informa que as obras de ampliação do Terminal Cabral estão em andamento. Serão criadas estações-tubo para paradas exclusivas dos ligeirinhos Guaraituba e Colombo CIC. Durante as obras, o terminal continuará funcionando.

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna.

As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR - Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]