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Gostaria de agradecer o atendimento humano e profissional prestado pelas funcionárias do posto de saúde da Vila Camargo, na Rua Pedro Violani, 364, onde estive no fim de julho. Algumas pessoas ligadas à área de saúde, em especial essas funcionárias, são dotadas de um dom especial. São como anjos a nos atender. Só que Deus, em sua sabedoria, lembrou de tirar-lhe as asas para não prejudicar seu trabalho.

Simone Oliveira

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Mão única

Não é novidade que o fluxo de veículos em Curitiba cresce assustadoramente, principalmente na região norte da cidade. Logo, sugerimos que o setor competente da prefeitura de Curitiba providencie urgentemente a transformação da Av. Anita Garibaldi, da Rua Nilo Peçanha e, em especial, da Rua Mateus Leme, em vias de mão única. Assim estaremos evitando inúmeros acidentes. Muitos sinistros já vêm ocorrendo, bem como grandes congestionamentos nas horas de pico nas citadas avenidas. Cabe ressaltar que na Av. Anita Garibaldi (onde está sendo realizado um ótimo trabalho de revitalização) e na Rua Mateus Leme, devido ao grande numero de linhas de ônibus, colégios e mercado, logo teremos colapso caso não sejam tomadas providências em breve.

João Antonio Arruda, economista, Curitiba – PR

Resposta

De acordo com a prefeitura de Curitiba, a Avenida Anita Garibaldi e a Rua Mateus Leme estão incluídas no programa de intervenções no trânsito de Curitiba. A implantação do sentido único na Avenida Anita Garibaldi é inviável no momento, devido ao traçado sinuoso e as seguidas superposições e proximidades da linha férrea. Isso só será possível com a construção do desvio ferroviário norte, obra que há muitos anos vem sendo solicitada pela prefeitura. Com as mesmas características, a Mateus Leme também é objeto de estudos da prefeitura, para a implantação de um binário com a Nilo Peçanha, mas há dificuldades pela grande distância entre as duas ruas em alguns trechos. Buscam-se alternativas viárias adequadas para evitar complicações para os usuários das linhas de ônibus que circulam nessas ruas.

Asfaltamento

Nós, moradores do Pilarzinho, não entendemos o porquê do asfaltamento definitivo da Rua Dona Branca do Nascimento Miranda. Quais os critérios? Condição precária do piso? Volume de tráfego? As ruas Leonor Castellano e Manife Tacla (paralelas à citada acima) apresentam piores condições de piso e tráfego imensamente superior. Descobrimos, logo após a conclusão da obra, que critério foi usado. Uma enorme faixa foi colocada com o nome do vereador Valdenir Dias, que promoveu a benfeitoria. Qual o papel da prefeitura se quem decide as prioridades são os vereadores?

Fred Branco, Curitiba – PR

Resposta

De acordo com a prefeitura de Curitiba, a revitalização de pavimento da Rua Dona Branca do Nascimento Miranda, no Pilarzinho, foi solicitada por emenda parlamentar de 2007. No local existia um pavimento antigo, com vários problemas estruturais. Cabe lembrar que o orçamento anual contempla obras eleitas pela população em audiências públicas ou solicitadas por emenda parlamentar. Também são usados critérios técnicos para inclusão de ruas no programa de pavimentação da Secretaria de Obras. São priorizadas as ruas de linhas do transporte coletivo, as que fazem ligação entre bairros, as que dão acesso a equipamentos públicos e as que têm tráfego intenso.

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Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentários a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

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