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O plano de calçadas para Curitiba faz renascer a esperança dos moradores das ruas Marcília Vaz Carneiro e Maria Cândida de Souza, no Pilarzinho. Por essas ruas trafegam duas linhas de ônibus e carros em alta velocidade e o fato de não existirem lombadas e calçadas coloca em risco os moradores e crianças que transitam por elas para ir à creche e à escola. Apesar de muitas solicitações para reurbanização dessas ruas e a revitalização do conjunto onde vivemos há mais de 40 anos, nada acontece. Só resta contar com o poder público.

Enoque dos Santos

Resposta: As ruas Marcília Vaz Carneiro e Maria Cândida de Souza estão em boas condições de tráfego e periodicamente recebem serviços de manutenção de pavimento. Nos bairros que compõem a Regional Boa Vista há mais de 80 km de ruas por onde circulam linhas de ônibus e que ainda têm pavimento antigo. O programa de revitalização de ruas com antipó dá prioridade às vias que fazem parte das rotas do transporte coletivo. As ruas mencionadas pelo leitor estão incluídas no programa e a prefeitura busca recursos para as obras. De acordo com a legislação municipal, a construção e manutenção das calçadas em áreas de imóveis particulares são de responsabilidades dos proprietários.

Roçada na Linha Verde

É impressionante o que ocorre em relação às roçadas e limpeza de praças públicas e vias públicas, como na Linha Verde, entre o Trevo do Tarumã e o Trevo do Atuba. A prefeitura de Curitiba não consegue finalizar um trabalho, cumpre só pela metade: enquanto roçam uma metade, o mato cresce na outra. Esse fato é constrangedor.

Aristóteles de Mello

Resposta: A prefeitura responde que mantém equipes próprias na Linha Verde para executar serviços de roçada no trecho entre os trevos do Tarumã e do Atuba. Quando concluem a parte final do trecho, as equipes voltam ao começo, para reiniciar o trabalho. Cabe lembrar que, em épocas de calor e chuvas, o mato cresce mais rápido e, quando os trabalhadores chegam ao Trevo do Atuba, o mato já está novamente alto no Trevo do Tarumã.

Comentário do leitor: A resposta da prefeitura é totalmente inverídica. Não vi nenhuma equipe fixa naquele local. A última roçada completa foi feita no fim de junho do ano passado; é só constatar a altura do mato existente no trecho, não se vê ninguém trabalhando e raramente fazem pequenos pedaços de roçadas, deixando clareiras.

Cruzamento

No cruzamento da Anita Garibaldi com a Nilo Brandão há muita dificuldade para acessar qualquer uma das ruas devido ao grande fluxo de carros que vêm de todos os sentidos. Mesmo com o semáforo existente, é preciso apelar para a bondade de outros motoristas. Sugiro que instalem outro semáforo temporizado ou uma rotatória para facilitar o fluxo de carros. O número de acidentes nesse cruzamento é grande, principalmente com motociclistas.

Maria das Gracas Kordel

Resposta: A Setran vai verificar o comportamento do trânsito no local e estudar alternativa para melhorar a fluidez e a segurança.

Sete de Setembro

Péssima a qualidade da repavimentação da canaleta de ônibus na Avenida Sete de Setembro. Demorou meses para a obra ser realizada e, em pouquíssimo tempo, menos de seis meses, já há diversos trechos em estado lastimável, alguns, inclusive, piores do que antes. Trata-se de um verdadeiro desperdício de dinheiro público, para não dizer conduta de má-fé.

Eduardo Freudenberg

Resposta: Nos próximos dias, a prefeitura fará serviços de reciclagem para melhorar as condições do pavimento da Avenida Sete de Setembro.

Comentário do leitor: Espero que o problema seja resolvido, de preferência pela própria empreiteira, sem custos adicionais para a prefeitura.

* * * * *Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

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