• Carregando...
 |
| Foto:

Gostaria de saber o motivo de a coleta de lixo no Hauer ser feita somente três vezes por semana, às terças, quintas-feiras e sábados. Em outros bairros, de características iguais às do Hauer e com taxas iguais para este fim, a coleta de lixo se faz diariamente, menos aos domingos. Por que essa discriminação com o Bairro Hauer?

Wasfi Assad Sobrinho

Resposta

A prefeitura informa que o planejamento da coleta de lixo em Curitiba é feito por área da cidade, com base no índice de geração de resíduos. Em toda a área norte, a coleta de lixo doméstico é feita às segundas, quartas e sextas-feiras e, na área sul, às terças, quintas e sábados. Apenas no anel central e bairros adjacentes a coleta é diária, o que se justifica por ser a área de maior concentração diária de pessoas, de comércio e serviços, de condomínios e de circulação de veículos, gerando o maior volume de lixo de toda a cidade.

Atendimento nas US

O prefeito deveria ter comunicado a população de Curitiba que ia mudar o sistema de atendimento dos postos de saúde. Tal mudança ocasionou diversos conflitos entre funcionários e pacientes. Fica muito claro que é divulgado só o que é propaganda para o prefeito. Hoje nos postos você recebe uma cor e nenhuma informação do que significa. Se for perguntar, é tratado com desdenho pelos que deveriam estar ali para prestar o melhor atendimento possível aos usuários.

Ana Maria da Silva Vosniak

Resposta

De acordo com a prefeitura, toda mudança no sistema de saúde tem o objetivo de melhorar o atendimento e dar maior suporte a quem mais precisa de atenção imediata. Cada alteração é discutida previamente com a população usuária do sistema e isso se dá via conselhos locais, distritais e municipal de saúde. A Secretaria Municipal da Saúde não implanta nenhuma mudança que, antes, não tenha sido apresentada e aprovada pelos conselheiros. Esses conselhos, nos três níveis, contam com representantes dos usuários, dos trabalhadores, dos prestadores de serviços credenciados ao SUS e dos gestores públicos. A mudança também foi divulgada pela imprensa em matérias nas quais os representantes comunitários apontaram a importância da medida.

Casa abandonada

Sugiro uma visita da reportagem à Rua Richard Strauss,Vista Alegre, em pleno Jardim Schaffer. A calçada acumula mato e lixo, ratos passeiam como se estivessem num parque de diverções, a piscina da casa semiabandonada está imunda e coberta de mosquitos. Trinta cachorros moram em pequenos cubículos numa sujeira total. Já apelei para a vigilância sanitária da prefeitura, mas nada acontece. Só há mais mau cheiro e sujeira. Será que é por ser no nobre Jardim Schaffer?

Lucia Arruda

Resposta

Segundo a prefeitura, a responsável pelo imóvel será notificada para providenciar a limpeza do passeio. Agentes da prefeitura farão serviços de desratização na área externa e a Rede de Proteção Animal vai verificar a questão de maus-tratos aos cachorros. A vigilância sanitária já esteve outras vezes no local, orientando a moradora, mas atualmente ela não permite o acesso dos agentes. A família da moradora será novamente procurada e serão reforçadas as orientações com relação à questão de manutenção da limpeza. Cabe lembrar que o local não é um ponto comercial e sim propriedade particular. A prefeitura vem procedendo de acordo com o que permite a lei.

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna.

As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR - Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]