• Carregando...
 |
| Foto:

A Rua XV de Novembro, desde a Praça Osório até a Rua Barão do Rio Branco, se transformou em um verdadeiro "camelódromo", com venda de aparelhos eletrônicos, mídia pirata, bandas de músicas latinas. Estive no local no dia 28 de outubro e eram tantas pessoas vendendo, com os produtos esparramados no chão, que era impossível andar. Onde anda a fiscalização?

Índio Branco

Resposta

A prefeitura responde que coíbe o comércio ambulante irregular mantendo nas ruas equipes de fiscais que atuam de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, percorrendo as áreas nas quais é recorrente a prática desse tipo de comércio. Nos fins de semana e feriados, a fiscalização acontece por meio de blitze. Conforme a data informada pelo leitor, o problema relatado ocorreu no Dia do Funcionário Público, quando também aos fiscais foi estendido o benefício da folga prevista em lei.

Comentário do leitor

A resposta da prefeitura de que era feriado e não tinha fiscal não convence. É inconcebível que todos os órgãos parem ao mesmo tempo. Se existem problemas, poderiam criar um sistema de plantão e não deixar a população à mercê desses casos, por exclusiva falta de fiscais, que estavam de folga.

Semáforo 1

Trabalho no bairro Pinheirinho e uso três ônibus para chegar ao trabalho. Primeiro, o alimentador Olaria da minha casa até o Terminal Santa Cândida; depois, o ligeirinho Santa Cândida/Pinheirinho; e, finalmente, um alimentador saindo do Terminal Pinheirinho. Acontece que o desembarque é do outro lado da Linha Verde e, portanto, preciso atravessá-la para chegar ao trabalho, o que é bem difícil. Entrei em contato com a Urbs solicitando a mudança do semáforo da pista central, que está sem trânsito por causa das obras, para a pista lateral, onde atualmente passa todo o trânsito. Como resposta, a Urbs disse que não havia necessidade de semáforos. Se a Urbs acha que não há necessidade de semáforo, então que mandem um agente de trânsito nos horários de pico para sinalizar e segurar o fluxo de veículos, facilitando assim a passagem dos pedestres.

Franciszek Niemczyk

Resposta

O semáforo para pedestres, nas duas pistas locais da BR-476 com a Rua Isaac Ferreira da Cruz, entrou em operação no dia 14 de novembro, responde a prefeitura.

Comentário do leitor

Realmente o semáforo foi instalado. Finalmente nós, pedestres, teremos facilitada a travessia.

Semáforo 2

Existe semáforo no cruzamento da Avenida Visconde de Guarapuava com a Rua Francisco Rocha. Quando abre o sinal para essa via, os veículos entram na Avenida Visconde de Guarapuava em alta velocidade, não dando tempo para os pedestres ultrapassarem as duas pistas, gerando risco de atropelamentos, principalmente de crianças e idosos. A propósito, por que não há "pardais" na Avenida Visconde de Guarapuava, onde há trânsito intenso de motos e automóveis, sem limite de velocidade?

Valdir Pierro

Resposta

A prefeitura está verificando os tempos de pedestres em equipamentos de vários cruzamentos da cidade para fazer as adequações necessárias e garantir maior segurança nos pontos de travessia. O cruzamento da Avenida Visconde de Guarapuava com a Rua Francisco Rocha é um dos locais em que a situação dos pedestres está sendo monitorada.

Lombada

Deveriam colocar uma travessia elevada ou lombada para solucionar o problema do tráfego de veículos em alta velocidade na Rua 24 de Maio, no cruzamento com a Acácio Correia. Há casos de acidentes e atropelamentos, sem contar que os pedestres, principalmente idosos e deficientes físicos, têm dificuldade para atravessar a via. Já foram feitos protocolos e abaixo-assinados solicitando providências, mas foi em vão.

Bruno Castro Muller

Resposta

A prefeitura responde que vai implantar lombada física na Rua 24 de Maio, no trecho anterior ao cruzamento com a Rua Acácio Correia.

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]