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Após a implantação de sentido único na Rua Dr. Zamenhoff, motoristas "espertinhos" usam a Constantino Marochi, no trecho entre as ruas Dr. Zamenhoff e Barão de Garaúna, na contramão para encurtar caminho, em flagrante desrespeito às placas de sinalização. Se há monitoramento por parte dos órgãos competentes, está sendo feito a distância...

Conceição P. Teixeira

Resposta: A prefeitura de Curitiba e a Setran informam que foram programadas ações de fiscalização de trânsito na região mencionada pela leitora para coibir as irregularidades mencionadas e outras previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

Comentário da leitora: Agradeço a atenção e confirmo que a fiscalização por parte da Setran está sendo feita, mas o problema persiste nos horários em que o guarda vai embora.

Rua Augusto Stresser

A Rua Augusto Stresser ficou linda, mas entre as ruas Germano Mayer e José de Alencar transformou-se em uma pista de corrida por causa da transformação do trecho em mão única. Como não há semáforo na esquina com a Rua Jaime Balão, os veículos trafegam em altíssima velocidade.

Aguilar Silva, empresário

Resposta: A prefeitura e o Ippuc informam que o trecho em mão única na Augusto Stresser está localizado entre as ruas Jaime Balão e José de Alencar. A Rua Jaime Balão passou a ser mão única e faz a ligação da Dr. Goulin com a Augusto Stresser. Tecnicamente, o cruzamento ficou mais seguro para quem trafega pela Jaime Balão, já que encontrará na Stresser apenas um sentido de fluxo de veículos. A Setran fará estudo de contenção de velocidade no local.

Avenida Batel

Quando vemos um projeto de repaginação, reforma, ou novo visual de uma rua ou avenida, imaginamos que ela vai ficar melhor e mais bonita, mas infelizmente não é isso que vejo no futuro da Avenida Batel. Essa rua faz parte de um grande centro gastronômico e cultural da cidade e onde futuramente vai ser inaugurado um grande shopping center, aumentando ainda mais o tráfego de veículos na região. A repaginação que a prefeitura está fazendo estreitou ainda mais a rua, sem contar com aquela plantação de postes, que polui visualmente o local.

João Francisco Knapp

Resposta: Por se tratar de um centro de gastronomia e lazer, optou-se por dar prioridade à circulação de pedestres, responde a prefeitura. O alargamento das calçadas foi obtido com a retirada de uma faixa de estacionamento. Houve um estreitamento da via, sendo mantidas as duas faixas existentes entre a Praça Miguel Couto e Rua Miguel Brenner. Após a Rua Miguel Brenner, a rua passa a ter três faixas de circulação. A fiação não foi enterrada por motivos orçamentários, uma vez que a iluminação enterrada custa em média seis vezes mais que a aérea.

Rua Hipólito da Costa

Mesmo em ruas de elevada intensidade de tráfego, como a Rua Hipólito da Costa, que cruza a Avenida Marechal Floriano Peixoto, ligando a Rua das Carmelitas até a Rua Francisco de Rosso, opta-se por manter a cobertura original com antipó, pavimento de baixa qualidade. Além disso, a rua está mal sinalizada e sem calçadas. Precisamos de um olhar mais atento do nosso poder público.

Jacó Alberto Frohlich, professor

Resposta: A prefeitura informa que as ruas em questão não estão contempladas na Lei Orçamentária 2013. A equipe da Regional Boqueirão realizará vistoria e análise das situações relatadas pelo leitor para inclusão em futuras programações, bem como priorizar os trechos para atendimento com a manutenção do pavimento e drenagem através do Distrito de Manutenção Urbana.

Fanny e Lindoia

Gostaria de saber o porquê do abandono com a Vila Fanny e Lindoia. As margens do córrego que corta a região estão tomadas pelo mato.

Marcos Poli

Resposta: A prefeitura informa que já programou serviços de roçada e limpeza nas margens do córrego da Avenida Henry Ford.

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