• Carregando...

Mandei uma reclamação para a prefeitura sobre o que estão fazendo com o Bosque do Papa, e a resposta que obtive foi que as árvores foram removidas por razão de segurança e para raleamento da densidade de espécies exóticas invasoras. Ora, a maior parte das árvores cortadas foi da espécie bracatinga, árvore endêmica nesta região, algumas com mais de 45 anos, ou seja, se o motivo fosse o "raleamento" (sic) de espécies invasoras, por que isso não foi feito à época da instituição do parque? Não tive acesso ao inteiro teor da autorização, mas pela data parece que demoraram muito para atendê-la, não?

Álvaro Malaguini

Resposta

Segundo a prefeitura, foram removidos do bosque 26 alfeneiros e 1 uva-do-japão, que são espécies exóticas invasoras. Outras duas árvores que estavam mortas foram cortadas por motivos de segurança, pois apresentavam risco de queda sobre a pista de caminhada. A erradicação de espécies exóticas é determinada pela Portaria do Instituto Ambiental do Paraná – n.º 192/05 e pelo Decreto Municipal n.º 473/08. As espécies invasoras tendem a levar à homogeneização da flora, trazendo prejuízos ambientais. A espécie bracatinga é uma nativa pioneira de ciclo de vida curto, de 20 a 25 anos, e não 45 anos. Nenhuma bracatinga viva foi removida do Bosque do Papa. A prefeitura lembra que há três anos está em andamento o Plano de Arborização Pública de Curitiba, que se iniciou com o diagnóstico de 98.200 árvores em 23 bairros. Mais de 30 mil árvores nativas foram plantadas nesse período nas ruas da cidade, em operações de substituição de espécies invasoras, reposição de árvores com risco de queda e expansão da cobertura vegetal.

Nossa Senhora da Luz

Moro perto da Av. N. Sra. da Luz, e a utilizo várias vezes ao dia. Gostaria de entender o motivo do profundo recapeamento do asfalto que nela está sendo feito, pois suas pistas estavam em condições muito superiores às de outras vias, precisando, eventualmente, ser tapado um buraco aqui, outro ali; poucos, por sinal.

Murilo Antônio Simões

Resposta

A prefeitura informa que as ruas de tráfego intenso que fazem ligação entre as regiões da cidade têm preferência na programação de obras devido ao desgaste maior e também por questão de segurança. É o caso da Av. Nossa Senhora da Luz, uma importante ligação da região nordeste da cidade, com fluxo médio de 40 mil veículos por dia. As obras fazem parte da primeira etapa da implantação do binário entre as avenidas Nossa Senhora da Luz e a Agamenon Magalhães, que também recebeu novo asfalto. O trabalho de recape incluiu a fresagem (retirada do asfalto antigo), a colocação de um novo revestimento e pintura da sinalização horizontal.

Alargamento de rua

Já que estão recapeando a Av. Castelo Branco, que forma um conjunto com a N. S. da Penha, seria necessário que o Ippuc providenciasse o seu alargamento, pois o fluxo de carros é enorme. As calçadas têm mais de 50 metros de largura. Por quê?A quadra de futebol poderia ser transferida para duas quadras ao lado em direção do bairro. Será que ninguém se interessa por esse trecho?

João Neif

Resposta

De acordo com a prefeitura, o Ippuc está desenvolvendo o projeto para alargamento da Avenida Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco.

* * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna.

As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR - Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]