• Carregando...

A fim de auxiliar o motorista que segue pela Rua Felinto Bento Viana, no sentido João Bettega (Portão), e deseja cruzar ou dobrar a esquerda na Rua Itacolomi, sugiro a instalação de um espelho convexo, pois quem trafega nesse sentido precisa avançar uma das faixas da Itacolomi para ter visão suficiente para fazer a travessia ou a conversão.

Rosmar Rodrigues de Castro

Resposta: Os espelhos existentes em alguns locais da cidade foram colocados em caráter experimental, responde a prefeitura, mas a implantação desses equipamentos por órgãos de trânsito não é uma prática regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Por isso, a Setran não faz reposição dos espelhos que foram vandalizados. Ao aproximar-se de cruzamentos com problemas geométricos, o comportamento do condutor deve observar o artigo 44 do Código de Trânsito Brasileiro e transitar com prudência e velocidade moderada.

Comentário do leitor: Segundo essas informações, esse dispositivo não é regulamentado pelo Contran; então, a prefeitura instalou os espelhos existentes por sua conta e risco? Por que não fazer um experimento na esquina que mencionei?

Limpeza dos ônibus

Qual é o órgão responsável pela limpeza dos ônibus de Curitiba? Há uns três meses percebo o aumento de baratas dentro dos biarticulados. Elas literalmente sobem nos passageiros. Já avisei uma moça que uma andava em seu braço e em outra ocasião percebi uma descendo do corrimão em cima de mim. Por que não se faz nada a respeito disso?

Juliana Eloy

Resposta: A cada seis meses todos os veículos do transporte coletivo são dedetizados e recebem um selo com a data de validade do produto aplicado, explica a prefeitura. Nas operações semestrais de inspeção mecânica, também é conferida a data impressa no selo. Por isso, a prefeitura pede à senhora Juliana que registre a queixa no serviço 156, informando a linha, o horário e o número do ônibus no qual vem constatando a presença de insetos, para que a Urbs fiscalize e tome providências. Quando queixas dessa natureza são protocoladas no 156, imediatamente a Urbs solicita à empresa responsável que refaça a desinsetização na frente dos inspetores do órgão. Cabe informar que todos os veículos do transporte coletivo saem limpos das garagens e dispõem de lixeiras junto às portas, mas, infelizmente, muitos passageiros não têm o cuidado de depositar o material descartado no lugar apropriado, acumulando lixo no chão ao longo do dia, gerando problemas como o que foi relatado pela leitora.

Trincheira do Pinheirinho

A trincheira da Winston Churchill, no Pinheirinho, entregue no dia 27 de março, ficou em obras por um grande período. O mínimo esperado era que tivesse ao menos iluminação para os pedestres que transitam por ali, mas a realidade é outra. A obra foi finalizada, mas tornou-se também um ponto perigoso para se transitar à noite. Ao menos iluminação decente precisa haver no local.

Thiago Almeida

Resposta: A prefeitura responde que fará uma avaliação no local para verificar as necessidades de iluminação a fim de melhorar a segurança dos pedestres.

Comentário do leitor: Espero mesmo que seja feito algo a respeito. Estou no time do "estamos de olho".

Rua Desembargador Costa Carvalho

A Rua Desembargador Costa Carvalho, no bairro Batel, é um verdadeiro corredor da morte. Desde que virou uma via rápida, os acidentes são diários, e a velocidade média é exuberante. Basta andar algumas quadras para perceber os escombros de acidentes recentes, placas e postes tortos, muros de casas danificados. Se a intenção da prefeitura é a de afastar as pessoas daquela região, está de parabéns.

Ricardo Machado

Resposta: A Setran fará operações de fiscalização e ações educativas dirigidas aos motoristas que trafegam na Rua Desembargador Costa Carvalho.

* * * * *Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]