• Carregando...
 |
| Foto:

Quero deixar aqui meu protesto pelo aumento de 50% no custo dos talões do EstaR pela Urbs. Para onde vai todo esse dinheiro? Fez-se das ruas de Curitiba um estacionamento particular que não dá direito nenhum à população. Se o seu veículo é furtado, ou roubado e está parado na área do EstaR com cartão, a Urbs não assume nada. Mas cobrar preço absurdo ela sabe, sendo que as ruas estão em péssimo estado de conservação.

João Carlos de Lara Krieger

Resposta

O valor do cartão do EstaR, de acordo com a prefeitura, ficou inalterado nos últimos quatro anos. O reajuste repõe a defasagem de custos. A taxa do EstaR é definida a partir do custo de produção e distribuição dos cartões, manutenção da sinalização e de equipamentos e implantação de vagas. Além disso, 5% dos recursos arrecadados com o sistema são destinados ao Fundo Municipal de Assistência à Pessoa com Necessidades Especiais. A prefeitura lembra que o EstaR existe para promover a rotatividade de veículos, democratizando o uso dos espaços de estacionamento nas ruas da cidade.

Interbairros V

Estou cansado de solicitar à Urbs a organização de frequências dos horários dos ônibus Interbairros 5, que apesar da entrada de novos ônibus no sistema da RIT, em nada melhorou. Provavelmente pelo descaso dos fiscais da prefeitura, não sei se somente nesta linha, mas vejo outras pessoas reclamarem de outras linhas também. Tenho esperado de noite este ônibus e, pasmem, chega a demorar 37 minutos para passar um carro. E quando vem, são três carros um atrás do outro em um espaço de 20 segundos. Um abarrotado e dois vazios. Em horários de pico os atrasos são imensos, com muitas pessoas perdendo as conexões nos terminais. Solicito mais uma vez que alguém fiscalize de fato as empresas.

Dionisio Francisco Grabowski

Resposta

A Urbs responde que monitora o cumprimento dos horários de todas as linhas do transporte coletivo. No entanto, as obras na região central da cidade e a frota que conta com mais de 1,2 milhão de veículos e ganha outros 900 novos carros a cada semana, são fatores que complicam a situação no trânsito e podem provocar atrasos nas linhas de ônibus nos horários de pico.

Buracos

Estou cansado de reclamar, reclamar e não ter ninguém que dê atenção às reclamações. Uma delas foi o fato de a prefeitura ter fechado buracos na minha rua, a Miguel Abrão, quatro vezes só o ano passado. Porém os trabalhos foram horríveis, tanto que tiveram que voltar e refazer.

Dario Evangelista

Resposta

A prefeitura responde que fará nova operação de manutenção na Rua Miguel Abrão para melhorar as condições do pavimento.

Trânsito

A Rua Julia da Costa está em obras desde o bairro Bigorrilho até o Campina do Siqueira. A Rua General Aristides Athayde Jr., que liga o bairro Batel até a Rua Marin Affonso, dava passagem livre através da Julia da Costa. Com a abertura da Julia da Costa para tráfego, para evitar acidentes mais sérios, é importante colocar um guarda de trânsito no cruzamento da duas para alertar os motoristas que vêm do Batel, pois a Julia da Costa é preferencial.

Resposta

Agentes da Diretran estarão no local para orientar os motoristas, quando as obras forem concluídas.

* * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna.

As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR

Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]