• Carregando...
 |
| Foto:

Estive nas unidades de saúde União das Vilas, no São Braz, e na Unidade de Saúde 24 horas do Campo Comprido, na Rua Ivo Zanlorenzi, e não encontrei qualquer dispensador de álcool gel para os usuários e pacientes poderem se proteger de vírus e infecções. Também não havia máscaras descartáveis, o que deveria ser disponibilizado pela Secretaria de Saúde de Curitiba em todas as unidades de saúde logo na recepção, pois se trata de material de custo barato e de utilidade básica para proteção e saúde dos cidadãos curitibanos.Vagner Rodrigo Cruz

Resposta

De acordo com a prefeitura, a maneira recomendada para a completa higienização das mãos é água, sabão e toalhas descartáveis, que estão disponíveis nos banheiros de todas as unidades da Rede Municipal de Saúde. As máscaras são disponibilizadas para pessoas com suspeita de doenças contagiosas.

Lixo Vegetal

Infelizmente os serviços de coleta de resíduos solicitados pelo telefone 156 da prefeitura de Curitiba não são mais os mesmos. Há alguns anos a prefeitura atendia rapidamente a um pedido de retirada de resíduos, a espera era em torno de cinco dias. Hoje, passam-se mais de 40 dias e o pedido não é atendido e não se tem uma previsão de atendimento. Sou moradora do bairro Vista Alegre e solicitei no dia 11/03/2010 a retirada de entulhos/madeiras pelo site do 156, porém até o momento a prefeitura não atendeu minha solicitação. Já fiz duas reclamações via telefone, mas até agora todo o entulho continua em frente de casa.

Fernanda A. Cardoso

Resposta

A prefeitura informa que o pedido da leitora foi atendido. Todos os dias são registrados, em média, 700 pedidos de recolhimento de lixo verde. Cabe lembrar que, ao contrário da maioria das administrações municipais de todo o país, a prefeitura de Curitiba mantém a gratuidade do serviço de coleta de lixo vegetal, apesar do alto índice de pedidos que, em alguns meses, chega a 15 mil. Quem precisa do serviço gratuito da prefeitura deve dar trato adequado ao lixo, antes de depositar na calçada. Galhos de árvores podados devem ser reduzidos ao menor tamanho possível e folhas, restos de grama e folhagens devem ser bem prensadas. O material deve ser colocado em sacos plásticos resistentes. Isso evita que o lixo levado pelas chuvas entupa os bueiros e aumente os riscos de enchentes.

Almirante Tamandaré

Moro no bairro Tanguá em Almirante Tamandaré há mais de 15 anos e em todo esse tempo nunca vi as ruas tão esburacadas. É um descaso com os moradores do bairro. O rio Tanguá frequentemente transborda e o ônibus fica impedido de chegar até o ponto final. Esse transbordamento se dá não em razão de fortes chuvas, mas somente porque nesses anos todos a prefeitura nunca realizou nenhuma obra de limpeza em seu leito. Estamos cansados de sermos enganados com operação tapa-buraco que não dura nem até a próxima chuva. A região metropolitana de Curitiba també merece atenção, principalmente, por parte de seus representantes.

Amilcar Stühler

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna.

As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR - Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]