• Carregando...
 |
| Foto:

Utilizo frequentemente a via rápida Centro-Pinheirinho, em ambos os sentidos. Por diversas vezes, presenciei o trânsito de ônibus biarticulados (vazios) nas mesmas, pela manhã no sentido centro-bairro e à tarde no sentido bairro-centro. Outro dia pela manhã (8h30), novamente me deparei com biarticulados na altura do Shopping Total e na Rua Mal. Otávio Saldanha Mazza, próximo ao terminal do Pinheirinho, ou melhor, fazendo o desvio pelas ruas Olindo Sequinel, Atílio Brunetti e Mário Gomes Cezar para retornar novamente à Via Rápida, com destino, provavelmente ao Sítio Cercado. A questão é: se existe o corredor exclusivo (Sete de Setembro-República Argentina-Winston Churchill) para esse tipo de ônibus, por que eles trafegam pelas vias rápidas e por ruas secundárias, de mão dupla, e já com tráfego além de sua capacidade? Não seria natural, mais simples e mais seguro trafegar pelas canaletas?

José Guzella

Resposta

De acordo com a prefeitura, o desvio do biarticulado pelas ruas citadas pelo leitor foi necessário devido às obras que a prefeitura está fazendo em ruas que compõem o trajeto do ônibus. Essa alteração é temporária. Em Curitiba o transporte coletivo tem prioridade sobre o transporte individual e, para não prejudicar a operação do transporte coletivo, sempre que os ônibus vazios são conduzidos aos locais de início de operação ou quando são recolhidos às garagens, devem trafegar por vias rápidas, por determinação da Urbs.

Pavimento

Com as chuvas intensas dos últimos meses, notei que houve um afastamento do asfalto, de aproximadamente quatro centímetros, nos dois lados da cabeceira da ponte sobre o rio Barigui, na Rua João Alencar Guimarães. Acredito que os técnicos da prefeitura de Curitiba deveriam vistoriar e avaliar a situação, com a finalidade de evitar problemas e acidentes. O mencionado afastamento pode ser indicativo de que o terreno no local está cedendo lentamente com as chuvas, o que acaba provocando movimentação na estrutura da ponte.

Hugo José Palhares

Resposta

A Secretaria Municipal de Obras Públicas informa que fará as correções necessárias.

Terreno baldio

No dia 16 de abril de 2009 fiz através do serviço 156 uma solicitação para que o terreno ao lado da minha casa fosse limpo, em virtude do acúmulo de sujeira, bichos e insetos. Em 24 de novembro de 2009 refiz a mesma solicitação e até agora nenhuma providência foi tomada. Ou seja, quase um ano depois o terreno continua com mato, imundo e a prefeitura nem se manifesta. Será que é tão difícil notificar o proprietário para que ele faça a limpeza? Até quando terei de esperar?

Luiz Sávio M. Almeida, servidor público federal

Resposta

A prefeitura informa que enviou fiscais até o local para verificaram que o terreno está limpo.

* * * * * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços público, entre em contato com a coluna.

As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR

Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]