• Carregando...
 |
| Foto:

No sinaleiro das ruas Leopoldo Belzack e Nivaldo Braga, no bairro Capão da Imbuia, a placa acima do sinaleiro indica que é expressamente proibido fazer conversão à esquerda. Um dia desses, a regra foi desobedecida pelo ligeirinho Inter 2. Atraso, fuga do engarrafamento, pressão por parte da empresa para se chegar no horário? Nada é justificativa para isso, principalmente quando o infrator é um veículo oficial da prefeitura de Curitiba. De que adianta a prefeitura fazer campanhas para que o motorista se comporte de forma correta no trânsito, se quem mais deveria dar exemplo faz o contrário? Vergonhoso.

Katy Mary de Farias

Resposta

A prefeitura informa que a Urbs encaminhou a queixa da leitora à empresa de ônibus responsável pela operação da linha, para que reforce as orientações sobre comportamento no trânsito aos motoristas.

Vagas especiais

A lei que reserva vagas em estacionamento e demais locais para idosos e pessoas com deficiência existe, mas a fiscalização, não. Tenho observado que a maioria das vagas é utilizada por pessoas não credenciadas pela Urbs e geralmente por jovens. Outro fato é que na maioria das vagas reservadas, a pintura no chão já não está tão visível, isso em estacionamento de mercados, farmácias, outros estabelecimentos e mesmo nas ruas. Estão praticamente apagadas devido ao tempo de uso e pela chuva, o que impede a aplicação das multas. Os motoristas idosos e portadores de deficiência agradecem as providências da Urbs.

José Ademir do Vale Berthier Fortes

Resposta

De acordo com a prefeitura, os agentes da Diretran fiscalizam o uso irregular das vagas especiais. Os responsáveis pelos veículos que ocupam as vagas e que não portam a credencial no painel estão sujeitos a multa. A população pode ajudar a fiscalizar, acionando o serviço 156, sempre que constatar a irregularidade. Quando isso acontece, a Diretran envia o veículo que fiscaliza a área e os agentes aplicam as medidas previstas em lei. A sinalização de vagas especiais em estabelecimentos comerciais particulares é responsabilidade dos proprietários. A Diretran fiscaliza o cumprimento da lei e orienta os responsáveis pelos espaços onde a sinalização não foi providenciada ou está irregular.

Praça do Atlético

Toda terça-feira é realizado na praça do Atlético um encontro de automóveis. Evento este que era para ser organizado e pacato, intitulado de "Encontro de Veículos Antigos". Mas, de alguns meses para cá, esse evento tornou-se um incômodo para os moradores da região, pois os carros antigos deixaram de estar presentes, sendo substituídos por veículos mais novos. Convivemos todas as terças com carros realizando rachas, som alto, diversas infrações de trânsito cometidas em menos de uma quadra, consumo excessivo de álcool por parte dos motoristas e também com o grande odor de urina nas ruas que tornam-se grandes banheiros públicos, por pessoas que, muitas vezes sem pudor algum realizam suas necessidades fisiológicas em frente das residências.

Mauricio Neves Geronasso

Resposta

A prefeitura informa que a Diretran programou operações especiais de fiscalização no local em conjunto com o BPTran para coibir os abusos apontados pelo leitor.

* * * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentários a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

Central de Atendimento ao Leitor:

Praça Carlos Gomes, 4 - CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone: (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5129

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]