• Carregando...

Um grande desrespeito à população curitiba e aos milhares de turistas que frequentam o Parque Barigui vem acontecendo, como pude perceber após uma corrida no parque. Quando cheguei à entrada do Bar do Lago, preso às grades, estava o banner da Anvisa escrito: "Entre. Ar puro. Ambiente livre do cigarro". Porém, logo após o banner, dezenas de mesas (dentro do Bar do Lago, já) eram ocupadas por fumantes, aos montes (uma das mesas, a um metro provavelmente do aviso "ar puro" – dentro do estabelecimento). Para piorar, questionados sobre tal fato, um garçom e, provavelmente, um gerente, foram ríspidos em responder que quem tinha mandado eles colocarem o banner ali foi a Anvisa. Será que está certo isso?

Norman Neto

Resposta

A prefeitura informa que agentes da Vigilância Sanitária do município foram ao local e verificaram que o estabelecimento está em situação regular. No momento da visita, havia pessoas fumantes acomodadas na área aberta, conforme permite a Lei 13254/09. Mesmo assim, as mesas destinadas aos fumantes foram mudadas de lugar, para manter a fumaça distante dos não fumantes. Os agentes reforçaram as orientações ao responsável pelo bar para prevenir eventuais problemas. Os estabelecimentos comerciais do Parque Barigui permanecerão sob acompanhamento.

Buracos

Muitas ruas de Curitiba, algumas centrais e de bairros nobres, estão em estado lastimável. São ondulações terríveis, crateras enormes, remendos desnivelados que causam grande impacto ao veículo, quando surpreendido por essas irregularidades. Não há pneu, suspensão, amortecedores e CDs players que aguentem! Quem paga a conta? E que não se impute a culpa somente às chuvas, pois mesmo antes delas, a situação já se apresentava dessa forma.

João Arnaldo de Oliveira

Resposta

Segundo a prefeitura, uma nova força-tarefa está trabalhando na recuperação das ruas danificadas pelas chuvas, a exemplo do que foi feito no último trimestre de 2009. São 33 equipes em ação para recuperar 30 quilômetros em ruas. Desde janeiro de 2005, a prefeitura pavimentou 555 quilômetros em 1.787 ruas da cidade. Com as obras em andamento e em licitação, serão 638 km de asfalto novo em 2011 ruas. Neste mês começa a operar a máquina recicladora de asfalto. O equipamento permite triturar o antigo asfalto, misturando com cimento, para construir uma nova base mais resistente. Com isso, ruas de antipó, que hoje têm vida útil de 2 a 3 anos, poderão ter ampliada a durabilidade para 10 anos.

Cães nos terminais

Os terminais de ônibus de Curitiba em sua grande maioria estão infestados de cães abandonados, adoentados, sem qualquer tratamento veterinário, à mercê da bondade de funcionarios da Urbs que acabam os tratando com água e restos de comida o que é lamentável. Estes animais acabam fazendo do local público de transporte seu hábitat.

Célio Borba, aposentado

Resposta

A prefeitura informa que verificações feitas nos terminais indicam que a maior parte dos cães pertence a moradores da vizinhança, que levam seus cães até o terminal. Muitos passageiros costumam dar alimentos aos cães. A prefeitura lançará campanha educativa sobre guarda responsável de animais, dirigida aos passageiros do transporte coletivo, com o intuito de evitar o acesso e permanência de cães nos terminais. A rede de Proteção Animal, implantada pela prefeitura, vem desenvolvendo ações para diminuir a presença de cães nos espaços públicos. O serviço de recolhimento de cães nas ruas e a eutanásia foram extintos por lei. O recolhimento de animais agressivos é feito pela Guarda Municipal, que pode ser acionada pelo telefone 153.

* * * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços público, entre em contato com a coluna.

As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]