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Moro na CIC, mais precisamente na Avenida das Indústrias, em frente do Hospital Vitória. Precisamos urgentemente de uma lombada elevada, p0ois temos dois colégios e uma creche. Os pais têm de levar e buscar seus filhos todos os dias e é um absurdo ver veículos em alta velocidade sem respeitar os pedestres e crianças. Os motoristas não param por nada. Quanto ao Posto de Saúde Campo Alegre, que custou aos cofres públicos, segundo informação da placa informativa no local, R$ 1,67 milhão, a obra está inacabada, apenas rebocada, no meio do mato e com muitas poças d’ água cheias de mosquito.

Rubens F. Maciel

Resposta

A Avenida das Indústrias está bem sinalizada e é dotada de recursos de segurança que seguem a Resolução Federal 39/98, do Contran, responde a prefeitura. Possui semáforos nos cruzamentos com as ruas Pedro Gusso, Senador Accioly Filho e Algacyr Munhoz Mader, com radares para fiscalização de avanço de sinal e abuso de velocidade. Possui também um largo canteiro central que separa os dois sentidos da rua e garante a travessia segura dos pedestres. As obras do Posto de Saúde Campo Alegre estão sendo executadas pela prefeitura, com recursos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Houve atraso nos repasses de recursos da Sesa e a prefeitura não pôde efetuar o pagamento das obras já executadas à empresa responsável. A empreiteira, então, paralisou as atividades no início de abril. O município aguarda recursos da Sesa para retomar as obras. A prefeitura notificou a empresa contratada para que providencie a eliminação dos pontos de formação de poças d’água no local.

Comentário do leitor

Acho muito estranho essa resposta da prefeitura, nota-se o porquê do abandono nos bairros de Curitiba. Em relação ao posto de saúde, jogaram a responsabilidade nos outros. Começam uma obra, param e ninguém faz nada.

Bicicletas

Passando pela Avenida das Torres, após o viaduto estaiado até o portal de São José dos Pinhais, percebi que a via tem até placas (e muitas) de ciclovias. Mas não tem o acesso para as bicicletas. Nas esquinas, onde deveria haver a guia rebaixada, inclusive para acesso dos portadores de necessidades especiais, o meio-fio é normal (sem rebaixamento). Será que os autores de um projeto dessa dimensão e com um investimento desse porte não fizeram a previsão de algo tão simples e fundamental? Ou será que depois de tudo pronto irão fazer nova licitação, quebrar o que está feito e inaugurar a obra já com remendos?

Stan Cichon

Resposta

A prefeitura explica que as obras na Avenida das Torres ainda estão em andamento. As rampas e ciclofaixas são feitas na etapa complementar de implantação de calçadas, pois é preciso fazer recortes no passeio. Serão feitas duas rampas em cada esquina: uma para acesso de pessoas com deficiência e outra para ciclistas. Serão feitas também as obras de sinalização horizontal. A Avenida das Torres terá nove quilômetros de ciclofaixas em cada um dos lados da via.

Redutor de velocidade

Solicito avaliação para instalação de algum tipo de redutor de velocidade no encontro das ruas Albano Reis com a Dr. João de Oliveira Passos. Isso se faz necessário por causa do número de acidentes que já aconteceram no local. Seria uma maneira de diminuir os riscos de novos acidentes entre veículos e pedestres que passam pela via. Além disso, há rachaduras aparecendo nas construções por causa do aumento do trânsito de veículos pesados como ônibus e caminhões que passam em velocidade acima da permitida.

Antônio Julio Caron

Resposta

A Setran responde que vai reforçar a fiscalização no local. Também vai monitorar a área para verificar a necessidade de implantação de equipamento para melhorar a segurança no trânsito.

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