i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Cidadão atento

Material precário

  • 04/03/2009 21:58

Passado o ano das eleições municipais, já se pode notar alguns absurdos. Passo pela Avenida Martim Afonso praticamente todos os dias e vejo que são injustificáveis as "obras" feitas lá. Foi colocado um recapeamento com um asfalto de qualidade notavelmente inferior ao que existia anteriormente. Bom, essa é, ou melhor, era uma das poucas ruas em que se podia dizer que o asfalto era um "tapete". O que justifica a colocação de um material grosseiro, que deixou a pista parecendo um mosaico, toda desnivelada, substituindo o ótimo asfalto anteriormente existente? Quando se olham os números do financiamento de certas campanhas, algumas respostas podem ser obtidas.

Lourival Jr., Curitiba – PR

Resposta

De acordo com a prefeitura de Curitiba, os serviços que a Secretaria Municipal de Obras realizou na Rua Martim Afonso estão concentrados nos trechos em que o asfalto apresentava rachaduras. Nesses pontos da rua o pavimento deteriorado foi removido e substituído por asfalto novo. Para dar acabamento uniforme, há uma nova camada de revestimento em todo o trecho em obras, desde a Rua Paulo Gorski até a Rua Visconde de Nácar.

* * * * * * *

Multas

Em novembro, li a queixa do senhor Marcos Devoyno na Coluna Cidadão Atento e, em seguida, a resposta da prefeitura. Todo motorista sabe que uma das funções do agente é fiscalizar os casos de desrespeito às leis de trânsito. Uma outra tarefa, que parece muito mais necessária no momento, considerando o caos que se encontra o nosso trânsito, visto que as obras que vem sendo realizadas em sua grande parte só fazem a situação piorar, é efetivamente orientar os motoristas. Até porque muitas vezes o descumprimento da regra é involuntário e motivado pelo estado de coisas atual. Dá para afirmar, sem receio de errar, que se houvesse uma presença mais efetiva dos agentes com o intuito de ajudar, principalmente nos pontos mais críticos, nosso transito fluiria bem melhor e certamente o cidadão seria menos penalizado.

Windsor Borges, por e-mail

Resposta

Os veículos da Diretran fazem rondas em todas as regiões da cidade e mantêm agentes em pontos fixos, em sistema de rodízio, nos locais onde os problemas são recorrentes e também próximo aos locais onde as obras de melhorias na cidade vêm causando transtornos temporários. Nesses pontos, a recomendação da Diretran é para que o agente atue no sentido de ordenar o trânsito e orientar os motoristas. Cabe aos motoristas terem conduta mais cuidadosa nesses locais, para evitar transgredir as leis de trânsito. Infelizmente as atitudes imprudentes são frequentes, obrigando os agentes a aplicar as sanções previstas no Código de Trânsito.

* * * * * * *

Bom atendimento

Há algumas semanas, meu bebê foi picado por insetos. Temendo que fosse um ataque da temível aranha-marrom, levei-a à unidade de saúde Vila Leão, no Portão, já preocupada, contando com um atendimento lento e ineficiente e até com a antipatia que já testemunhei em diversas áreas do serviço público. Qual não foi a minha surpresa ao ser recebida com cordialidade. O atendimento foi rápido e correto. Os funcionários daquele posto merecem os parabéns. Mostraram que honram a expressão "servidor público".

Vilma Dias de Melo, por e-mail

******************

leitor@gazetadopovo.com.br

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentários a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

Central de Atendimento ao LeitorPraça Carlos Gomes, 4 • CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5129

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.