i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Cidadão Atento

Ônibus

  • 29/07/2012 21:06
 |
| Foto:

Em maio deste ano enviei uma reclamação para a prefeitura de Curitiba, através do serviço 156 (Protocolo nº 000186429), solicitando a fiscalização dos ônibus que trafegam pela Rua Maria Ficinska, no Tarumã, em direção à garagem da empresa Cristo Rei, que fica na Rua Frei Orlando. Toda noite chegam a ser 50 ônibus trafegando por uma rua estreita, esburacada, apenas com antipó e onde havia uma placa proibindo tráfego de caminhões. A velocidade máxima da via é de 40 km/h justamente por sua precariedade. O tráfego de carros pequenos não causa danos, mas os ônibus, inclusive biarticulados, estão causando rachaduras nas nossas residências. A casa treme quando eles passam. Além disso, a velocidade máxima não é respeitada.

Luiz Mário Ruda

Resposta

Devido às obras da Linha Verde Norte, responde a prefeitura, a Rua Maria Ficinska é, no momento, a única opção de acesso à Rua Frei Orlando, onde está localizada a empresa Cristo Rei. Ao fim das obras, os ônibus deixarão de circular pela rua. A Urbs verificará a velocidade que os veículos do transporte coletivo desenvolvem no local e, em caso de irregularidades, notificará a empresa para que reforce as orientações aos motoristas.

Obra na Avenida João Gualberto

Há mais de cinco meses há uma obra em execução na Rua João Gualberto e Avenida Paraná. Será a construção de um viaduto, trincheira? Só posso considerar uma obra de grande vulto devido à demora na conclusão.

Norberto Ferretti Jr.

Resposta

A prefeitura responde que as obras mencionadas pelo leitor são para o desalinhamento de 16 estações-tubo, no trecho entre o Terminal Santa Cândida e a Praça do Japão, numa extensão de 8,7 quilômetros, para a implantação do Expresso Ligeirão. As obras incluem drenagem, pavimentação, calçadas, serviços complementares, sinalização semafórica e alargamento de trechos de canaleta, permitindo a criação de espaços de ultrapassagem nas áreas das estações das avenidas Paraná, João Gualberto e Sete de Setembro.

Parque Tingui

Nas proximidades do Parque Tingui está ocorrendo a troca de asfalto que se encontrava em péssimo estado. A obra é feita de forma rápida, às vezes ficando pronta no mesmo dia. Por isso gostaria de saber por que não realizam a troca de asfalto na rua que corta o Parque Tingui. Passo diariamente pelo local e a rua é uma colcha de retalhos, toda remendada. A cada chuva forte abrem-se buracos que danificam os automóveis e podem causar acidentes. Outra sugestão é melhorar a iluminação na ciclovia para que os frequentadores do parque tenham mais segurança para fazer seus exercícios à noite.

Fernando Schwengber

Resposta

Existe um projeto para a pavimentação de trechos das ruas Doutor Mba de Ferrante e Melchíades Silveira do Valle, no Parque Tingui, responde a prefeitura. O serviço será executado com a nova recicladora, que aproveita o pavimento antigo e executa um novo. Como medida emergencial, antes do início da obra, equipes do Distrito Metropolitano farão manutenção periódica em ambas as ruas. A Administração Regional de Santa Felicidade, que coordena essas ações, também vai estudar a melhoria da iluminação solicitada pelo leitor.

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR

Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.