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Trabalho no Parolin, mas moro em Fazenda Rio Grande e sofro com o atraso dos ônibus. No tubo da Marechal Floriano o atraso chega a ser absurdo. Quase todo dia o biarticulado passa às 18 horas e o outro, só depois das 19 horas, sem contar com a superlotação. Ao mesmo tempo, vemos os ônibus pequenos passando praticamente vazios. Será que a Urbs tem alguma resposta para isso?

Luiz Bontorin

Resposta: A estação Marechal Floriano só permite parada de ônibus que tenham portas do lado direito. Os Ligeirinhos do tipo comum têm portas no lado esquerdo, explica a prefeitura. Por isso, nessa estação param apenas os articulados que têm portas nos dois lados. Os oito articulados disponíveis circulam com intervalos programados de 10 a 20 minutos na operação conjunta com os ligeirinhos comuns. No trajeto para a entrada na canaleta da Linha Verde, situações atípicas no trânsito compartilhado podem interferir na regularidade dos ônibus. Os ônibus comuns estão sendo substituídos por articulados, com portas nos dois lados, para melhorar a oferta na estação da Avenida Marechal Floriano, onde é possível usar o Ligeirão para ir até o terminal do Pinheirinho e embarcar na linha Direto/Fazenda.

Trânsito

O trânsito na esquina da Mateus Leme com Barão de Antonina é sempre complicado, mas nas horas de maior movimento é caótico, pois os veículos que transitam pela Mateus Leme e pretendem entrar à direita na Barão de Antonina não conseguem porque essa quadra está sempre repleta de veículos que descem pela Barão de Antonina e acabam sendo retidos no semáforo da esquina da Cândido de Abreu, que fecha antes daquele. Ou seja, esses semáforos têm de ser ajustados de modo que o da esquina da Mateus Leme seja programado para fechar antes do situado na esquina da Cândido de Abreu, para que os veículos da Mateus Leme possam ter espaço para entrar na quadra da Barão de Antonina, que é bem pequena. Sem mencionar que ninguém respeita a yellow box nesse cruzamento, que, aliás, está praticamente invisível. A fiscalização também é inexistente, especialmente no horário mais crítico no fim da tarde, quando os agentes da Setran encerram sua ação com o EstaR e praticamente desaparecem das ruas da cidade.

Antonio Azevedo

Resposta: Vários estudos de alterações semafóricas já foram feitos nos cruzamentos da área mencionada pelo leitor e mostraram-se inviáveis, devido à complexidade do cruzamento da Avenida Cândido de Abreu e Rua Barão de Antonina, explica a prefeitura. O semáforo do local possui quatro estágios de tempos de verde. Esse número elevado de estágios aumenta o tempo de espera dos veículos e deixa o tempo de verde curto, devido às transições de tempos de amarelo e vermelho. Isso aumenta as filas e a lentidão no trânsito das vias que passam por esse cruzamento, refletindo no cruzamento das ruas Mateus Leme com Barão de Antonina. As alterações no semáforo mencionado não surtirão efeito para a fluidez, pois o local continuará saturado nos horários de pico, com filas na Rua Barão de Antonina, já que o "gargalo" no trânsito ocorre no cruzamento com a Avenida Cândido de Abreu. Está em estudo a revitalização da Avenida Cândido de Abreu e alterações no cruzamento para melhorar a fluidez no trânsito no local.

Calçada "cercada"

É inconcebível existirem lugares como a Rua Rio Grande do Sul, quase esquina com Alcebíades Plaisant, no bairro Água Verde, onde não existe calçada, pois há uma cerca obstruindo a passagem dos pedestres, forçando-os a andar no meio da rua.

Teofilo Ozir Guimarães

Resposta: A prefeitura responde que a calçada que foi cercada está em área particular que está em processo de negociação para futuras alterações no traçado da rua.

* * * * *Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

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