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Nos Estados Unidos, para remendar o asfalto, fazem os reparos em formas regulares, quadrados ou retângulos, e usam material que não deixa o menor desnível. Já os nossos têm degraus e se esfarelam em pouco tempo. Na região do Residencial Solar, no Bacacheri, temos uma "pavimentação definitiva" – nos termos da prefeitura – que já está vencida há 30 anos. Com tantos remendos, mais parece um antipó desgastado. Reclamações no 156 são solenemente ignoradas.

Marciano Juliano Rubel

Resposta: Atendendo às demandas registradas no serviço 156, recentemente a prefeitura fez serviços de manutenção de pavimento e iluminação nas ruas da área onde está localizado o Conjunto Solar. Está em estudo um plano de pavimentação para substituir 330 quilômetros de antipó por asfalto. O projeto priorizará as vias principais, de transporte coletivo, hospitais e escolas. A prefeitura busca recursos para viabilizar as obras.

Comentário do leitor: A resposta chavão da prefeitura significa que continuaremos com os desníveis e inconformidades em nossas vias por falta de uma melhor técnica na realização dos remendos.

Estacionamento irregular

Existe uma casa de cachorro-quente na Alameda Carlos de Carvalho há 37 anos, e desde então os veículos estacionam na frente dos carrinhos; já é uma tradição. Mas agora a Setran começou a multar os carros que ali estacionam, uma postura intransigente e desmedida que não serve para nada, provando que não está nem aí com a sociedade ou a economia.

Carlos Zanchi

Resposta: A Setran intensificou a fiscalização para coibir atos de desrespeito à sinalização e a ocupação irregular do passeio, como estacionamento de veículos. A Setran também vem desenvolvendo ações educativas para conscientizar os motoristas sobre a responsabilidade de cada um para a garantia de um trânsito mais seguro e humano.

Ônibus

Em julho, sugeri que a linha Capão da Imbuia/Parque Barigui tivesse algumas mudanças para melhorar o trajeto, deixando-o menor, mais rápido, mais seguro e, principalmente, diminuindo os custos sem prejudicar os usuários. Minha sugestão foi a de que o ônibus, na Rua Professora Antonia Reginato Viana, entrasse à direita na Rua Olga Balster e seguisse direto até a Victor Ferreira do Amaral, e então entrar à esquerda. Já no trajeto da Rua XV de Novembro, sugeri que o ônibus seguisse direto pela XV de Novembro, sem entrar na Germano Mayer e contornar o Terminal Sites. Essas mudanças não afetariam a população, pois não há usuários nas vias alteradas. Como resposta, recebi uma mensagem sem pé nem cabeça, mostrando que desconhecem a realidade da linha e que não leram as minhas sugestões.

Aroldo Nakonechney Ditzel

Resposta: A Rua Olga Balster não tem infraestrutura apropriada para o trânsito de veículos pesados. A prefeitura faz estudos para a implantação de um binário entre as ruas Nivaldo Braga e Olga Balster, com a mudança do terminal para a área onde está sendo construída a Rua da Cidadania do Cajuru. Com isso, a Rua Olga Balster será revitalizada e possibilitará o tráfego de veículos do transporte coletivo. A passagem dos ônibus da linha Capão da Imbuia pelo terminal Sites atende a solicitação da Associação das Pessoas com Deficiência, para integração entre a sede da associação e o terminal, pois a linha tem prioridade de atendimento para esses usuários.

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Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

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