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Um dos meus vizinhos espalhou pela calçada belas plantas que, no entanto, obrigam a gente a andar pela rua, pois a calçada ficou bloqueada. Não consigo convencê-lo de que isso contraria a lógica do uso do espaço público. Algum órgão da prefeitura pode me ajudar a mudar a opinião dele. Ele mora na esquina das ruas Inglês de Souza e Stefano Joucoski, no Bom Pastor.

Léa Cardoso da Silva

Resposta

A Secretaria Municipal do Urbanismo já notificou o morador para desobstruir o passeio.

Sanepar

Após diversas reclamações à Sanepar sobre o mau cheiro gerado pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Padilha Sul na região do Bairro Ganchinho, não houve nenhuma ação para minimizar o mau cheiro que está causando danos à saúde e constrangimento à população que mora nos bairros de Curitiba Ganchinho e Osternak. Infelizmente temos que deixar as janelas e as portas fechadas no período noturno, pois o mau cheiro é insuportável. Gostaria que a prefeitura e os órgãos responsáveis de Curitiba buscassem alguma solução.

Sergio C. Tobias

Resposta

A Sanepar informa que a companhia, por meio da Unidade de Serviço de Esgoto (ETE) Padilha Sul, tem implantado sistemas e metodologias que visam a minimizar a emanação de gás sulfídrico para níveis aceitáveis à população circunvizinha à ETE. É importante destacar que as condições climáticas têm grande influência sobre a percepção desses gases. Desde março de 2004, a Sanepar efetua ações de controle de odor e continuamente são aprimoradas com o objetivo de minimizar os problemas para a sociedade. Na região citada pelo leitor, a Sanepar está providenciando a implantação de sistema de aeração da lagoa: a ETE Padilha conta com 2 lagoas com extensa área superficial, atualmente a principal geradora de gases no sistema. Para eliminar essa emanação, a Sanepar já possui projeto executivo visando à oxigenação da lagoa, processo que eliminará por completo a geração de odores neste local e no efluente final.

Trânsito

Sou novo na cidade e tenho paixão por ela. Sou paulistano e estou em Curitiba há aproximadamente seis meses e durante esse período é nítida a alta qualidade de vida na cidade e tantos outros benefícios. No entanto, algumas coisas me causam certo estranhamento, como o trânsito que parece estar piorando a cada dia. O pior disso é que o problema não é de falta de vias ou até excesso de veículos, como em São Paulo; o problema em Curitiba é a falta de educação dos motoristas. É impressionante como os motoristas curitibanos conseguem ser egoístas e mal educados. Para sair de casa, que fica quase na esquina, preciso praticamente implorar para alguém me dar a passagem, mesmo que o sinaleiro esteja vermelho. Onde moro, por exemplo, é comum ver atrocidades como estacionamento em fila dupla, nas esquinas e guias rebaixadas. Isso tudo por conta da novena da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que fica na rua de trás da minha. Na rua do meu escritório, por exemplo, tem uma clínica de fisioterapia e, defronte a esta, uma placa de estacionamento exclusivo para deficientes. Mas ninguém respeita.

Bruno Ribeiro

Resposta

A prefeitura informa que a questão do comportamento dos cidadãos no trânsito tem sido tratada regularmente em campanhas feitas por meio da mídia ou ações desenvolvidas pelas equipes da Urbs nos mais diversos espaços públicos. Infelizmente, as irregularidades e imprudências dos motoristas são recorrentes, o que torna incessante o trabalho dos agentes de trânsito e dificulta ainda mais a fluidez nas ruas da cidade, por onde hoje circulam mais de 1,1 milhão de veículos. A Diretran intensificou a operação de fiscalização de trânsito nos cruzamentos da área central nos horários de pico para coibir bloqueio de cruzamentos, veículos parados sobre faixas de pedestres e avanços de sinal vermelho. Sobre a ocupação irregular de vagas de estacionamento para pessoas com necessidades especiais, localizadas em empresas particulares, a Prefeitura esclarece que as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nºs 303 e 304, de 12/2008, que regulamentam as vagas de estacionamentos de veículos destinadas ao uso exclusivo de pessoas idosas e portadores de deficiência com dificuldade de locomoção estão em fase de ajustes pelo Contran.

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentários a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

Central de Atendimento ao Leitor

Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5129

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