• Carregando...

As calçadas da Rua Carlos de Carvalho foram reformadas recentemente, com colocação de novos postes de iluminação e novo pavimento de calçadas. O descaso com o dinheiro público é tanto que, além do emaranhado de fios, muitos soltos, deixaram postes com fios embutidos dentro da rua, junto ao meio-fio. A bagunça é tanta que a Copel coloca postes grudados uns nos outros. Não é capaz de retirar os velhos e colocar os novos postes de forma ordenada. Onde está a fiscalização da prefeitura?

Mauricio de Bittencourt Larocca

Resposta: Os postes antigos já foram retirados do local mencionado pelo leitor e as empresas responsáveis pelo cabeamento terão de regularizar a fiação de acordo com as exigências da Lei Municipal 11.095/2004. A lei prevê multas de até R$ 645 por poste com fiação irregular.

Cemitério Água Verde

Lamentável se deparar com o Cemitério Água Verde com uma aparência deplorável, com grama por cortar, flores de Finados ainda nos túmulos e um ar de profundo abandono e desconsideração por parte de nossas autoridades constituídas. Onde estão os responsáveis por esse cemitério tão tradicional que permitem chegar a este estado de decadência e desrespeito pelos nossos falecidos?

Ceslava Maria Soczek Bandil

Resposta: A prefeitura responde que está concluindo o processo de licitação para serviços de limpeza e manutenção das áreas públicas da cidade, incluindo os cemitérios municipais. Enquanto isso, trabalha com equipes próprias.

Pombos

Quando a saúde pública de Curitiba vai tomar conhecimento do grave problema das praças cheias de pombos convivendo com a população e ocupando o mesmo espaço que nós? Trata-se de um grave risco à saúde pública que também está tomando conta dos bairros, como o Bom Retiro.

Cristian Carla Camargo

Resposta: A permanência e preferência dos pombos domésticos por áreas urbanas acontece por disponibilidade de alimento, água, acesso e abrigo, fornecidos direta ou indiretamente por moradores. A prefeitura explica que mantém um trabalho de esclarecimento e orientação à população de Curitiba, pois o combate à proliferação de pombos depende de iniciativas da própria população. Os riscos à saúde, como acontece com qualquer tipo de ave, inclusive com as galinhas, ocorrem quando as fezes desses animais são depositadas em locais fechados, favorecendo o aparecimento de fungos, os quais podem afetar a saúde das pessoas. Para evitar a presença de pombos é necessário não oferecer água e alimentos e impedir o acesso aos locais usados para pouso e abrigo, como forros, calhas, beirais e vigas. No Portal da Saúde, no site da prefeitura, os cidadãos podem obter todos os esclarecimentos e orientações sobre manejo e controle de pombos. O endereço é: www.saude.curitiba.pr.gov.br/index.php/vigilancia/saude-ambiental/zoonoses-e-vetores

Comentário do leitor: Continuo a afirmar que os pombos são um problema de ordem pública e que o órgão responsável tem de tomar atitudes e não ficar se justificando.

Jardim Botânico

Nos feriados, muitos cidadãos e turistas aproveitaram o bom tempo para curtir os parques da cidade. Mas os incautos, centenas, que foram ao Jardim Botânico no dia 1º de janeiro encontraram um ponto turístico sem Guarda Municipal, sem agentes de trânsito, sem loja de lembranças, sem lanchonete e sem banheiros. Para que, então, deixar a Linha Turismo funcionando e oferecer um serviço desses? Na Copa vai ser assim também?

David de Carvalho

Resposta: A loja Leve Curitiba e o bistrô do Jardim Botânico fecham apenas nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro e funcionam todos os outros dias do ano, ininterruptamente, das 9 às 18 horas no inverno e das 9 às 19 horas no verão. Os banheiros para visitantes do parque ficam junto ao módulo da Guarda Municipal e permanecem abertos inclusive nos feriados de fim de ano.

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]