• Carregando...

É deplorável o estado de abandono em que se encontra a Praça 19 de Dezembro, no centro de Curitiba. Apesar da grande frequência de pessoas, sendo muitos turistas, e da inegável importância desse logradouro para a história de Curitiba e do estado do Paraná, o abandono é visível. Muita sujeira, piso completamente danificado, acesso ineficaz para quem possui alguma limitação física, sem falar na precária iluminação do local, o que aumenta o estado de constante insegurança que nós, moradores do entorno, sentimos diariamente. Aos domingos a situação se agrava, quando nem mesmo a presença de uma câmera de segurança instalada pela prefeitura, nas esquinas das Ruas Inácio Lustosa com a Barão do Cerro Azul, inibe as brigas generalizadas entre gangues e o consumo de álcool e drogas. Será que a Praça 19 foi esquecida?

Paulo Kürten

Resposta

Segundo a prefeitura, a revitalização da Praça 19 de Dezembro está em fase de planejamento. Estão previstas obras de recuperação das calçadas, reforma dos equipamentos e melhoria na iluminação. Os serviços de manutenção do paisagismo e limpeza são feitos periodicamente. A Defesa Social intensificou as rondas na área e reforçou a segurança com presença de guardas municipais nos fins de semana.

Estacionamento

Não consigo entender como ainda não foram retiradas as vagas de estacionamento da Rua Augusto Stresser, entre as Ruas Rodrigo Otávio e Jaime Balão, no Hugo Lange. Praticamente durante o dia todo o trânsito no local é um caos, tendo ficado ainda pior com a instalação de um semáforo na esquina com a Rua Camões. Em virtude de constantemente quem trafega na via ter de parar para cruzar a outra pista, seja para entrar em estabelecimentos comerciais, seja para fazer a conversão nas ruas onde é permitida, o trânsito simplesmente não anda. Isso para beneficiar talvez 30 ou 40 vagas de estacionamento. Outro absurdo é a esquina com a Rua Jaime Balão não ter um semáforo. Diariamente acontecem pequenos acidentes.

Fábio Lunes, músico

Resposta

A prefeitura informa que está em fase final, no Ippuc, o projeto para melhorar a circulação no trânsito da Rua Augusto Stresser. As obras estão previstas para o primeiro trimestre de 2011.

Ônibus

Andar de ônibus em Curitiba está cada vez mais difícil, praticamente todas as linhas apresentam problemas com os constantes atrasos. Um fato que chama a atenção é na rota dos ônibus da Linha Verde/Maracanã, pois de uns tempos para cá esses ônibus começaram a andar em comboio, tanto pela manhã quanto à tarde, quando se fica esperando em média de 30 a 50 minutos. Já foram feitas reclamações na Urbs através do 156, mas não há respostas das razões de uma pessoa ficar esperando em média 40 minutos por um ônibus da linha citada e quando vem outros dois vêm logo em seguida.

Edson Jorge Hurmus

Resposta

De acordo com a prefeitura, o tráfego intenso de veículos na Linha Verde em alguns horários torna o trânsito lento devido às obras de construção da trincheira, causando desajustes nos horários dos ônibus que passam pelo local. Para minimizar os problemas a Urbs reforçou o atendimento à linha, colocando um veículo que inicia a viagem na Avenida

Victor Ferreira do Amaral em direção ao terminal Maracanã, a partir das 18 horas.

* * * * * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna.

As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR

Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]